Pela primeira vez se apresentando no Brasil, Alter Bridge, grupo formado por Myles Kennedy (vocal/guitarra), Mark Tremonti (guitarra/vocal), Brian Marshall (baixo) e Scott Phillips (bateria), vai trazer sua marca de hard rock ao Rock in Rio.

Com shows aclamados pela crítica e cinco álbuns no currículo, a banda criou uma base fiel de fãs no mundo todo. O ultimo material, "The Last Hero" (2016), revela o quanto a banda aumentou a exploração da melodia e composição, enquanto incorporou letras com as quais qualquer um pode se identificar. Alguns exemplos disso são as músicas "Show Me The Leader", que questiona líderes, e "My Champion" que passa mensagens de autoestima. O álbum se tornou algo pessoal para o quarteto e traz a exploração do tema de herói, seja para afirmar a falta e necessidade de heróis ou o tributo a eles.

Alter Bridge bombou na cena musical em 2004 com o lançamento do disco de ouro em vendas, One Day Remains. Em 2007, a banda lançou Blackbird, o álbum que elevou o perfil da banda a nível mundial. O solo épico na música “Blackbird” foi votado como “Melhor Solo de Guitarra de todos os tempos” pela Guitarist Magazine. ABIII foi lançado em 2010 e o single “Isolation” deu a banda seu primeiro single em primeiro lugar nas paradas. Em 2013, a banda alcançou um elevado nível de criatividade e recebeu boas críticas pelo álbum Fortress. Estreou em 12º lugar na parada Billboard Top 200, vendendo mais de 30,000 cópias na primeira semana.  O material conquistou posições perfeitas por Total Guitar e KERRANG!,  incluindo aclamações positivas da BillboardThe GuardianLoudwireUltimate Guitar e muitos outros. Entre turnês esgotadas na Europa e América do Norte, o grupo apareceu no canal VH1 e ganhou capa da Classic Rock Magazine que citou o álbum Fortress como “A melhor coisa que eles já fizeram”, enquanto Eddie Trunk chamou de “Top 10 de melhor álbum dos últimos 10 anos”. Alter Bridge apareceu nos programas “The Tonight Show” e “Jimmy Kimmel Live” e sua música foi usada por WWE, Major League Baseball e NASCAR, além de muitos outros.