A banda Def Leppard deveria ter tocado na primeira edição do Rock in Rio, em 1985, mas um acidente, em dezembro de 84, fez com que a banda Def Leppard cancelasse todos os seus compromissos profissionais por cerca de quatro anos. Após este longo jejum – mais precisamente, 32 anos – a banda está confirmada para a edição de 2017.

Com mais de 100 milhões de álbuns vendidos e dois Diamond Awards nos Estados Unidos, a banda britânica, formada por Joe Elliott (vocal), Phil Collen (guitarra), Rick Savage (baixo), Vivian Campbel (guitarra) e Rick Allen (bateria), é considerada uma das bandas de rock mais tradicionais de todo o mundo, com uma série de álbuns clássicos e inovadores. Seu primeiro disco, On Through the Night, de 1980, ficou no Top 15 das paradas de sucesso britânicas, mas foi com o álbum Pyromania, de 1983, que a Def Leppard se tornou mundialmente famosa, com canções que se tornaram hinos do rock’n’roll, como Rock! Rock! Till you drop; Photograph; Too late for love; e Rock of ages.

E a banda continua a lançar novas músicas. O último álbum de estúdio, “Def Leppard” foi lançado no final de 2015 e aclamado pela crítica. O primeiro DVD da banda And There Will BE A Next Time…Live From Detroit foi lançado em fevereiro deste ano.

Hard rock e heavy metal com vocais harmônicos e dedilhados misturados a riffs de guitarras cheios de efeito são características do som de Def Leppard, uma das principais bandas do movimento New Wave of British Heavy Metal.

Formado na Inglaterra, em 1977, a história do grupo é marcada por sucessos e tragédias. Após um sucesso estrondoso com o álbum Pyromania, a banda foi apontada como uma das mais populares nos Estados Unidos e na Inglaterra. Em dezembro de 1984, o baterista Rick Allen sofreu um grave acidente de carro e teve o braço esquerdo amputado. Na ocasião, todos os compromissos profissionais da banda, inclusive a participação no Rock in Rio, em janeiro de 1985, foram cancelados e a banda ficou ausente do show business por alguns anos.

Em 1987, Def Leppard retornou com o álbum Hysteria, o disco de maior sucesso da banda, com mais de 20 milhões de cópias vendidas e alguns hits como Armageddon Hit, Animal, Women, Hysteria, Love Bites emplacados. Em 1991, uma nova tragédia assolou a banda: a morte do então guitarrista Steve Clark.