Os fãs da banda americana, liderada por Axl Rose, pediram muito a participação da atração nesta edição do evento. Roberto Medina, presidente do Rock in Rio, foi para as redes sociais pela primeira vez e fez um convite aberto para a banda vir ao festival mais uma vez. Após uma grande campanha e de muito empenho do próprio Medina, o sonho de revê-los no Palco Mundo está prestes a acontecer, já que o convite foi feito e aceito. O Guns N’Roses traz dois integrantes da sua formação clássica: o guitarrista Slash e o baixista Duff McKagan, que retornaram para apresentações especiais desde o início de 2016, e se juntam a Axl, Dizzy Reed, Richard Fortus, Frank Ferer e Melissa Reese.

A carreira de sucesso do grupo começou em 1985, com o primeiro álbum lançado dois anos depois. Appetite For Destruction caiu como uma bomba nas paradas de sucesso e catapultou a banda para o estrelato como a estreia mais vendida dos Estados Unidos e com 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Em 1991, os álbuns Use You Illusion I e Use Your Illusion II ganhou sete vezes o disco de platina e ocupou os dois primeiros lugares do Top 200 da Billboard. Foi neste mesmo ano que a banda se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio, em um show histórico realizado no Maracanã.

Na última década, o Guns N'Roses fez shows e festivais mundialmente famosos após o lançamento de Chinese Democracy, disco aclamado pela crítica em 2008. A banda é considerada uma das mais importantes e influentes na história da música.