O Palco Sunset do Rock in Rio faz uma grande visita ao nordeste do país através da música e também da dança ao apresentar O Grande Encontro, que chegará com duas novidades para o público:  a Orquestra Pífanos de Caruaru, que vem com sua formação original para fazer uma homenagem a Luiz Gonzaga, e o Grupo Grial de Dança, de Recife, que trará uma nova forma de observar a música.

Ao longo do show, um repertório de clássicos de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, vai encantar o público e de uma forma completamente diferente. Canções como “Banho de Cheiro”, “Frevo Mulher”, “Anunciação”, “Taxi Lunar”, “Chão de giz” e, entre outros, “Morena Tropicana” serão interpretadas enquanto o balé pernambucano sobrevoará o palco dando ainda mais ritmo e muita graça a este espetáculo a partir de uma sinergia com os artistas.

Sobre Grupo Grial de Dança

A companhia de dança do Recife, fundada em 1997 por Maria Paula Costa Rêgo e Ariano Suassuna, transmite um trabalho de pesquisa e criação através de performances coreográficas inspiradas nas tradições culturais do nordeste brasileiro. Em 20 anos de existência, 12 projetos coreográficos foram colocados em prática, o que rendeu importantes prêmios à companhia, como os prêmios Klauss Vianna, Interações Estéticas, Dança nas Cidades da Funarte e Palco Giratório do Sesc. Além disso, o grupo tem participação em importantes festivais nacionais e internacionais, como o Brasil Encena Berlim. A primeira montagem da companhia estreou em 19 de março de 1998, no Teatro Arraial. O trabalho mais recente do grupo é o espetáculo Terra, que fala sobre a herança indígena na formação do povo brasileiro.

Sobre Orquestra Pífanos de Caruaru

A Orquestra de Pífanos de Caruaru é um conjunto de música do nordeste brasileiro que tem uma sonoridade única composta por pífanos e percussão. Manoel Clarindo Biano e Benedito Clarindo Biano formaram o grupo em 1924 no sertão de Alagoas, embora tenha sua base em Pernambuco. É um dos grupos mais antigos em atividade, e um dos grupos instrumentais mais tradicionais do Brasil. Os primeiros discos foram gravados em 1971 e, hoje, a banda coleciona mais de cinco CDs no currículo.

Alguns astros da MPB, como Gilberto Gil, gravaram canções do grupo. O grupo tem um Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, de 2004.