Museu de Arte do Rio

Museu de Arte do Rio

ESTRATÉGIA:

A Approach Comunicação Integrada é responsável pela assessoria de imprensa do Museu de Arte do Rio – MAR desde antes de sua inauguração, em março de 2013. Primeiro grande projeto de revitalização da Zona Portuária do Rio, o MAR abriga exposições temporárias que realizam uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, desafios e expectativas, além de constituir seu próprio acervo.

Nosso desafio inicial foi criar e divulgar o conteúdo de um museu em processo e atrair público de todas as áreas da cidade e de diversas classes sociais. Para isso  a assessoria assumiu o desafio de desmitificar o espaço museológico como um local intimidador. O trabalho também consiste na divulgação nacional do espaço e na manutenção do museu entre as principais atrações da cidade e do país com o objetivo de ampliar o número de visitantes das exposições em cartaz. 

IMPLEMENTAÇÃO:

Atividades como a Batalha do Conhecimento, as aulas de Passinho e as festas de aniversário e Dia das Crianças, entre outras, foram apresentadas aos jornalistas dos veículos populares e sugeridas como ganchos para matérias sobre o MAR. A gratuidade no dia de abertura das exposições, marcadas por conversas de galeria que aproximam o visitante de artistas e curadores, também é sempre ressaltada. Para conseguir atuar em diferentes praças, divulgamos a programação do espaço para o trade de turismo e focamos no contato local de acordo com a cidade de origem dos artistas envolvidos nas mostras. 

RESULTADOS:

O programa curatorial do MAR é referência de qualidade e as exposições estão sempre em grande destaque nos principais jornais do país e publicações especializadas em artes. Em dois anos de funcionamento o museu recebeu cerca de 250 mil visitantes e foram mais de 6 mil inserções impressas e online. A Agência de Notícias das Favelas, por exemplo, se tornou grande parceira do museu, publicando toda a programação divulgada e participando. Em 2015 a Approach desenvolveu, ainda, a publicação Relatório de Gestão do MAR.