A comunicação corre a velocidade de um clique! Sem se prender muito ao passado, há menos de uma década, não imaginávamos a dimensão que as redes sociais conquistariam e, muito menos, como seriam amplificadas as possibilidades de influenciar a vida das pessoas. O mundo hoje funciona na base da transparência e da experiência de consumo ou de vida, e o público só aceita o que é original e genuíno.

O analista de Comunicação contemporâneo é um profissional multidisciplinar, com olhar 360°, conhecedor de cases, curioso por natureza.

Aos que atuam na área da Comunicação, que aprenderam nos bancos da faculdade a criação de um lead, a trabalhar em laudas e a redigir um release, entre tantos outros aspectos essenciais do jornalismo, o que fica e o que muda após este novo cenário? Hoje, somos especialistas em conteúdo e em relacionamento, atuando em um ambiente muito mais amplo. O analista de Comunicação contemporâneo é um profissional multidisciplinar, com olhar 360°, conhecedor de cases, curioso por natureza. Agora, temos a oportunidade de ir além, de chegar a tão desejada grande ideia e se o agente centralizador de todas as plataformas para a entrega das mensagens. E ainda apresentar aos nossos clientes as soluções para se relacionar com o novo consumidor, aquele que está plugado e interagindo nas redes sociais.

A comunicação ou a notícia estão por toda parte hoje, com múltiplos canais de distribuição. Continuamos a falar com jornalistas e levar nossos clientes a revistas, jornais ou emissoras de TV e rádio. No entanto, com a velocidade da informação cada vez maior, ganham nossos esforços a adequação da mensagem para diversos públicos através de curadores e influenciadores, os KOL’s – Key Opinion Leaders. São, por exemplo, blogueiras-mães, blogueiras (os) de beleza, moda, gastronomia, sustentabilidade, negócios, entre tantos outros segmentos, e também aquelas pessoas que “conversam” diretamente com os nossos públicos-alvo, sejam bartenders, maquiadores, celebridades, apresentadores de TV e uma legião enorme de pessoas comuns, mas que exercem papel de destaque nos segmentos que atuam.

Na prática, eles testam e endossam – ou não – marcas e produtos e contribuem com o compartilhamento das informações. O fato é que hoje somos desafiados dia a dia a surpreender estes KOL’s, atraindo a atenção de cada um e (quem sabe e por que não?) conquistando uma parceria sólida e consistente. Qual é o conceito por trás desta proposta? É uma análise constante de branding e uma aposta em storytelling. Vale muito – em termos de construção de marca e, muitas vezes, em sell-out – ter um público potencial impactado e engajado nas redes sociais. Por isso, a elaboração de um mailing estratégico de KOL’s é algo tão valioso nos dias atuais para uma eficiente entrega de comunicação 360°.

 

Por Ana Claudia Camara
Gerente de Moda/Beleza/Luxo (SP)