A pergunta que não quer calar: como usar bem o WhatsApp em favor da minha marca?


O uso do WhatsApp em favor da comunicação de marcas, empresas e organizações com seus públicos ainda é um ponto cego no mercado de comunicação. Dá para usar? Como usar direito? Não seria uma baita invasão? Qual o risco de irritar consumidores? Pelas características da plataforma, o potencial de aproximação é enorme, mas o formato desse uso ainda desafia.

Abrir frente de diálogo, numa espécie de SAC mais íntimo, franco, é o que mais vem sendo testado no mundo da comunicação. Jornais já recebem pautas dos leitores que estão nas ruas, de frente para os fatos, há uns dois anos. É preciso uma boa estrutura para atender. O contato é um a um. Não adianta abrir o canal e deixar os interlocutores esperando.

Mesmo que a demanda do cliente/empregado/parceiro não possa ser resolvida de imediato, todo mundo gosta de receber uma resposta realmente personalizada e rápida. O canal é tão estratégico quanto o Twitter no trato com consumidores. E tem um potencial gigantesco para prestação de serviços e esclarecimento de dúvidas, um uso bem legal para instituições públicas.

Na comunicação interna, entre uma empresa e seus empregados, são muitas as possibilidades: alertas de segurança, ativação em campanhas com ações call to action, informes que necessitam de mobilização imediata, entre outros. Esbarra-se, entretanto, nas questões jurídicas. Os problemas são semelhantes: não seria uma invasão? Qual o limite para continuar essa conversa? Seria um estímulo à distração no ambiente de trabalho? Pode-se usar com o público operacional?

Bring your on device segue tendência forte. Os empregados não se importam mais em usar seus próprios gadgets no trabalho, a separação entre o horário de trabalho e o da vida pessoal é um grande borrão.

Para estimular a discussão, recomendo a matéria que o Meio&Mensagem publicou esses dias: 

http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2016/01/06/WhatsApp-para-marcas--como-usar-.html

Por Monique Cardoso
Gerente de Comunicação Institucional