Por Elisa Magalhães

Em outubro nossa equipe se juntou a mais de 40 profissionais de marketing e comunicação B2B, em uma fazenda próxima a Madri,  durante três dias de aprendizagem e muito trabalho. A razão desse encontro? Participar da nossa primeira BBN Academy.

Mas primeiro vamos falar um pouco sobre essa organização da qual a Approach, agora, faz parte:  pense em um grupo com agências B2B estruturadas de forma independente e trabalhando juntas globalmente, mas cada uma trazendo sua expertise e conhecimento das realidades locais. Unidos por processos comuns e metodologias integradas. Esta é a BBN International, composta por mais de 1000 especialistas em 19 países espalhados em 29 escritórios em todo o mundo.

Desde o início de 2016, a Approach é a BBN Brazil, representando nosso país exclusivamente e liderando a expansão da organização na América Latina. 

Todos os anos, representantes de todas as agências BBN se reúnem para dois eventos - Congresso e BBN Academy. O Congresso é destinado a CEOs, diretores-gerais e estrategistas de alto nível, que se reúnem para discutir a estratégia, marketing de tendências, desafios e crescimento da rede. Já a BBN Academy funciona como um ambiente de educação, atualização e troca de experiências, onde os membros da equipe de cada agência começam a aprender, em profundidade, sobre as metodologias BBN colocando-as em prática e testando suas funcionalidades em exercícios de grupo.

Aprendendo com os melhores

 Durante a BBN Academy, fomos divididos em equipes e recebemos um briefing para uma campanha. Para executar o projeto tínhamos que aplicar as diretrizes de branding, além de vários processos da BBN, incluindo o e C-Map (processo proprietário da BBN para conexão multi-canal) ou, em outras palavras, uma caixa de ferramentas para organizar e potencializar nosso trabalho criativo.

O objetivo era simular um pitch, por isso nosso objeto de estudo foi um cliente real. Tivemos cerca de um dia para consolidar uma apresentação de 30 minutosque contemplava campo criativo estratégico, que incluiu um estudo de buyer personas, concorrência, conteúdos proprietários, conquistados e programados. 

Como usamos as ferramentas de forma orientada e correta o resultado não poderia ser outro: as três equipes apresentaram propostas de altíssimo nível, atendendo 100% ao briefing do cliente, com ideias que poderiam ser colocadas em prática imediatamente se fosse necessário.

Certamente uma experiência enriquecedora para todos. Já estamos contando os dias para a próxima BBN Academy!