Bondinho do Pão de Açúcar

 

ESTRATÉGIA:

A Approach assumiu a comunicação do Bondinho do Pão de Açúcar em 2015 com o desafio de desenvolver um Plano de Comunicação Integrada. Para dar início ao trabalho, realizamos um diagnóstico de comunicação que incluiu o monitoramento e análise das redes sociais e mapeamento de stakeholders

IMPLEMENTAÇÃO:

Recomendamos a unificação dos perfis no Facebook, Instagram e Twitter e o alinhamento do discurso, cuidando para que toda a comunicação tivesse o objetivo de valorizar a história e a conexão emocional do bondinho com a cidade do Rio Janeiro.

Desenvolvemos campanhas de marketing digital, como a ação que promoveu o Réveillon do Morro da Urca 2016 com posts patrocinados e interações em tempo real na página, em português e inglês. A campanha, alinhada a ativações com influenciadores digitais, resultou em alto engajamento e no aumento imediato das vendas de ingressos.

Além das ativações, nos dedicamos a um trabalho de monitoramento e análise que aponta os assuntos de destaque nas mídias digitais, possibilitando a identificação de oportunidades e o acompanhamento da reputação do Complexo Turístico, ícone da paisagem carioca.

RESULTADOS:

Com a unificação do nome para “Bondinho do Pão de Açúcar” a página no Facebook passou a registrar um crescimento orgânico de 1.000 usuários/mês e, no Instagram, o Bondinho foi considerado pelo jornal O Globo um dos 5 perfis que são a cara do Rio de Janeiro, sendo o único cartão postal da cidade entre os top 5.  Hoje, o Complexo Turístico, um dos cartões postais mais queridos do Brasil, ampliou o relacionamento com a mídia internacional e influenciadores, recebendo ao menos um veículo internacional por semana.