Depois do Rock in Rio Lisboa, em 2008, e o Rock in Rio 2011 e 2013, a banda Skank volta este ano ao palco do festival. Como de praxe, o quarteto mineiro tem um repertório de hits para não deixar ninguém parado.

Desde o primeiro álbum (homônimo, lançado em 1992 de forma independente e relançado em 1993, depois de assinarem com a gravadora Sony), com os sucessos “In(Dig)Nação” e “Homem que sabia Demais”, o Skank já lançou 13 discos, sendo Velocia, de 2014, o seu trabalho mais recente.

Desde o ano passado, a banda roda o Brasil na turnê comemorativa aos 20 anos de “O Samba Poconé”, seu terceiro disco e recorde de vendagens (1,8 milhão), marcado por sucessos que, desde então, nunca podem ficar de fora de seus shows, especialmente “Garota Nacional” e “Uma partida de futebol”. Entre os DVDs, o show no Rock in Rio 2011 foi o último lançado pelo grupo, quando tocou 13 músicas naquele para o público em festa na apresentação do dia 01/10/11.

A banda foi criada em 1991, em Belo Horizonte (MG) e até hoje mantém a mesma formação (formada por Samuel Rosa, Henrique Portugal, Lelo Zaneti e Haroldo Ferretti). Ao longo de sua carreira, conquistou público dentro e fora do Brasil, tendo já participado de uma dezena de festivais internacionais e seus discos lançados em edições norte-americanas, italianas, japonesas, francesas e em diversos países ao redor do mundo.

Seu contrato com a Sony, em 1993, contou com a ajuda do radialista e fotógrafo Maurício Valladares, que fez a foto da banda no encarte do primeiro disco. Com mais de cinco milhões de discos vendidos e acima de um milhão de downloads pagos, a banda mineira está entre os recordistas de vendas entre os artistas brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). Suas vendagens somam sete discos de ouro, três de platina, dois de diamante, dois de platina duplo e um platina triplo.

Entre os prêmios, destaque para o ano de 2009, quando saíram vencedores dos prêmios Multishow e Vídeo Music Brasil (VMB), e ainda foram indicados ao Grammy Latino daquele ano.