METRÔ + BRT

MetrôRio terá esquema especial de funcionamento durante o Rock in Rio e operação especial com MetrôRio e BRT garantirá que o público do evento consiga usar as estações para chegar e sair da Cidade do Rock. Além da nova Cidade do Rock, a maior já construída em 32 anos de história, e que utilizará parte do espaço onde foi erguido o Parque Olímpico, ir e voltar para o evento será ainda mais fácil. Para isso, o festival fechou uma parceria inédita com o MetrôRio, que funcionará 24 horas nos dias 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro. No período, o MetrôRio funcionará normalmente até a meia-noite e, a partir desse horário, a estação Jardim Oceânico (que dá acesso às linhas do BRT) estará aberta para embarque. Todas as estações (linhas 1, 2 e 4) estarão abertas para desembarque por toda a noite.

“A operação especial de MetrôRio e BRT – que foi testada com sucesso durante os Jogos Olímpicos – dará ainda mais comodidade para nosso público e, a grande novidade, é que funcionará durante 24 horas, com uma operação especial do BRT, que faz a integração com o metrô. Inclusive, com BRT Expresso para a Cidade do Rock”, explica Ricardo Acto, diretor de Operação do Rock in Rio.

O público ganhará muito em termos de facilidade de acesso, com o sistema de transportes que foi testado com sucesso durante os Jogos Olímpicos 2016. Quem sair da Zona Sul, por exemplo, levará pouco mais de 30 minutos para chegar ao Rock in Rio, utilizando o Metrô e BRT. Todo o acesso será facilitado para visitantes de qualquer região, pois o legado olímpico permanece. O novo esquema de transportes permite também que os impactos no trânsito do entorno sejam ainda mais leves. As interdições de vias públicas serão reduzidas a quase zero, permitindo que os moradores da região tenham ainda mais conveniência. Também será beneficiado o público que vem de fora do Rio de Janeiro, com a ampliação da rede hoteleira ao redor do parque. Em 2015 foi comprovada a importância do festival para o fomento do turismo na cidade. Segundo a RioTur, o festival foi a motivação exclusiva para a vinda de 88,5% dos visitantes no período de sua realização. 

 

ÔNIBUS PRIMEIRA CLASSE

Rock in Rio terá serviço especial de ônibus durante o evento, em setembro. Não será possível chegar de carro à Cidade do Rock pois somente moradores cadastrados e veículos de serviço terão acesso ao local do evento e seu entorno. Por isso, a organização do Rock in Rio e o Rio Ônibus divulgaram o serviço especial de ônibus — Primeira Classe — para os sete dias de evento. O objetivo do esquema de transporte é atender ao público que irá ao festival, sem causar transtornos à cidade do Rio de Janeiro e aos moradores que vivem no entorno da nova Cidade do Rock.

Assim como nas últimas edições, a única forma de chegar à Cidade do Rock será por meio de transporte público. Para facilitar o acesso, foram criados os serviços Primeira Classe, a forma mais confortável de chegar ao Rock in Rio. Os serviços são compostos por veículos do tipo rodoviário com ar-condicionado (frescão) e sairão de 17 pontos diferentes, localizados no Rio de Janeiro, Petrópolis e Niterói.

O serviço oferece transporte direto, sem paradas até o ponto final - localizado em uma entrada exclusiva ao lado da nova Cidade do Rock, dentro do Parque Olímpico. O embarque acontece em locais e horários pré-estabelecidos no momento da compra do cartão. Já a volta tem horários flexíveis.

Como Funciona

Cada pessoa terá seu próprio cartão Rock in Rio Primeira Classe, que dará direito à ida e à volta, de acordo com os dias, horários e locais escolhidos durante o processo de compra. No embarque, a entrada será por ordem de chegada e a organização do Rock in Rio recomenda que os passageiros cheguem 15 minutos antes do horário estabelecido no cartão. A volta do evento poderá ser realizada sem horário pré-definido, a partir de 22h mediante a lotação máxima do veiculo, até duas horas após o término do último show do Palco Mundo.

A novidade para 2017 é o RioCard Duo, um cartão pré-pago com dupla função: transporte,  para a utilização no Primeira Classe e compras, para  ser utilizado dentro da Cidade do Rock desde que o cliente insira créditos pré-pagos.

Pontos de Embarque

·         Aeroporto Santos Dumont

·         Aeroporto Tom Jobim - Galeão

·         Barra da Tijuca

·         Botafogo Praia Shopping

·         Centro

·         Copacabana

·         Ipanema

·         Lagoa

·         Méier

·         Norte Shopping

·         Recreio Shopping

·         Rodoviária Novo Rio

·         Shopping Nova América

·         Shopping Rio Sul

·         Tijuca/Saens Peña

·         Petrópolis

·         Niterói

Vendas

A venda dos bilhetes para o transporte Primeira Classe é feita através do site http://eventos.riocard.com/rockinrio. O valor da tarifa será de R$ 100,00 e dará direito à ida e à volta (mais o valor do frete de entrega do cartão).

Os cartões Rock in Rio Primeira Classe que forem comprados pelo site serão entregues em domicílio. O pagamento só poderá ser efetuado através de cartões de crédito ou débito.

A partir do dia 2 de setembro, caso ainda haja disponibilidade de dias, locais e horários para os cartões de transporte, haverá venda em pontos físicos na cidade do Rio de Janeiro que serão divulgados em breve.

Cronograma das vendas Primeira Classe

·         De 20/06 a 16/08: vendas disponíveis online com entrega em domicílio para todos os estados do Brasil.

·         De 17/08 a 28/08. Vendas disponíveis online com entrega somente no Estado do Rio de Janeiro

·         De 29/08 a 01/09 vendas disponíveis online apenas para o segundo fim de semana (dias 21, 22, 23 e 24/09) com entrega somente no Estado do Rio de Janeiro

·         A partir do dia 02/09, até dia 23/09. Vendas exclusivamente em pontos físicos no Rio de Janeiro. Os locais de vendas serão divulgados em breve.

 

Os horários de embarque são:

Ida: Das 11h às 20h

Volta: Das 00h às 6h

A expectativa é de que 30.000 pessoas utilizem o serviço por dia, totalizando 210.000 pessoas ao total, durante todos os dias do evento.