Marcas, agências e influenciadores: se organizar todo mundo ganha

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Time Criativo da Approach

Os influenciadores passaram a ser percebidos como grandes trunfos da comunicação. Mas, na verdade, o influenciador sempre existiu. O que mudou é que esse papel deixou de ser exclusivo de artistas e celebridades para dar espaço a “pessoas comuns”, que se destacam na internet por características, conteúdos e assuntos diversos.

Eles são hoje uma mídia desejada por qualquer marca: poder falar diretamente com o publico sem filtro e sem o estigma de “anúncio pago”, embora seja. Em um espaço tão disputado, como são as diferentes plataformas nas mídias sociais, fica o desafio para quem quer ser notado pelos usuários, seja com vídeos e publicações engraçadas ou com conteúdo interessante sobre determinado assunto. E pode ser qualquer assunto.

Levando em consideração a visibilidade dos influencers, parece óbvio que as marcas procurem explorar o potencial de engajamento deles. Mas não é tão fácil quanto comprar um anúncio tradicional e colocar ali a sua mensagem criada na agência por uma dupla de criativos. Com os influenciadores a conotação pessoal e autoral da mensagem deve ser respeitada. Não adianta querer que aquele perfil com milhões de seguidores fale de algo que não seja pertinente ao universo do personagem. Além da escolha do perfil ideal e adequação da mensagem uma regra nunca pode ser esquecida: a da transparência.

Realizar ações com influenciadores cumpre o papel de transferir sua credibilidade à marca que está associada e, ao mesmo tempo, torná-la tangível ao publico final. Um poder que só as redes sociais conseguem ter. Mas é fundamental ter em mente que o público sabe distinguir quando é uma ação comercial. Por isso, transparência e clareza são fundamentais.

A responsabilidade da agência ao executar essas ações é criar estratégias que comuniquem a marca com verdade, transmitindo seus valores e propósitos, sem interferir na essência e formato que o influenciador trabalha. A identificação do público com aquela linguagem é o ativo mais valioso a ser trabalhado.

Dentre os formatos existentes no desenvolvimento do marketing de influência, a união entre marcas, agências e influenciadores se mostra o modelo mais eficaz na geração de bons resultados. É importante alinhar a mensagem e o canal com o objetivo único de engajar pessoas de forma positiva em torno dos seus interesses.

Patricia Fiasca