O que as empresas estão fazendo para alcançar os ODS

ods+onu.jpg

Time Criativo da Approach

Neste segundo texto sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), vamos citar iniciativas relacionadas aos últimos sete objetivos. Se você ainda não leu o texto anterior, nele estão citadas iniciativas inspiradoras de empresas e outras instituições relacionadas aos ODS de 1 a 10.  

ODS 11- Cidades e comunidades sustentáveis 

O City Fix Brasil é uma iniciativa de comunicação desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) Ross Center, isto é, um centro de estudos ligado a uma ONG e completamente voltado para o tema cidades sustentáveis. A ideia por trás do City Fix Brasil é apresentar conceitos e conteúdo relacionados à sustentabilidade das cidades brasileiras de uma perspectiva positiva e com foco nas soluções que possam torná-las lugares melhores para viver. Na pauta, desenvolvimento urbano sustentável, mobilidade urbana, clima e governança, a partir de estudos, pesquisas e exemplos de boas práticas de cidades brasileiras e do restante do mundo. 

ODS 12- Consumo e produção sustentáveis 

Maior marca de franquias brasileiras, o Grupo Boticário também conta com o mais abrangente programa de reciclagem do país, dividido em quatro eixos, um para cada uma das principais marcas do grupo. Criado em 2006, o programa atingiu, em 2010, 100% dos pontos de venda e, atualmente, trabalha com 33 cooperativas parceiras. 

 ODS 13- Ação contra a mudança global do clima 

O programa GHG Protocol é o método mais usado mundialmente para quantificar e gerenciar emissões de Gases do Efeito Estufa e apresentá-los em inventários. Criado pelo World Resources Institute (WRI), mas conduzido no Brasil pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, o GHG Protocol oferece em seu site publicações e ferramentas, como a planilha de cálculo de emissões, para qualquer empresa ou pessoa, independentemente de associação.    

ODS 14- Vida na água 

A Fundação Oceana é uma organização internacional, criada em 2001, com o objetivo de promover a preservação e a recuperação dos oceanos por meio de ações, de campanhas e da criação e aplicação de leis. No Brasil, por exemplo, a Fundação promove uma campanha para estabelecer limites para a pesca da tainha, de maneira a torná-la sustentável. Ao longo de sua existência, a Fundação Oceana ajudou a preservar e proteger mais de dois milhões de quilômetros de oceano. 

ODS 15- Vida terrestre 

A Fundação Grupo Boticário é hoje uma das principais instituições privadas de conservação da natureza no Brasil. Somente nas reservas de Salto Morato (PR) e da Serra do Tombador (GO) são conservados mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Ao mesmo tempo, a Fundação já apoiou mais de 1.500 projetos, que resultaram, entre outros ganhos, na descoberta de mais de 170 espécies animais e vegetais.  

ODS 16- Paz, justiça e instituições 

A Transparência Internacional é uma ONG global que ajuda países e empresas a lutar contra a corrupção e a fortalecer as instituições locais e nacionais, em busca de justiça social, realização de direitos e paz. Uma das suas contribuições recentes é o estudo Empresas e Integridade no Brasil, que analisa o combate da corrupção no ambiente dos negócios sob as óticas das empresas, dos governos e da sociedade civil. 

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação 

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne empresas em prol da promoção do desenvolvimento sustentável. Para isso, busca articulação com os governos e com a sociedade civil, produz conteúdo voltado para a sustentabilidade e engaja seus membros e o setor empresarial como um todo em torno de questões estratégicas, como gestão da água, biodiversidade e mudanças climáticas, entre outras. Uma das iniciativas do CEBDS é o Prêmio  de Liderança Feminina, voltado para reconhecer o trabalho de mulheres e de empresas em favor dos ODS.  

Com esses sete exemplos, encerramos a nossa lista de ações inspiradoras voltadas para os ODS, mas esse é um assunto que voltaremos a tocar ainda muitas vezes. Para não perder nada, siga a gente no Facebook e no Linkedin

Patricia Fiasca