Como manter em evidência um fenômeno de audiência

Aquário Marinho do Rio de Janeiro

Foto: Alexandre Macieira

Foto: Alexandre Macieira

CENÁRIO

O trabalho de comunicação do Aquário Marinho do Rio começou antes da sua inauguração, em 2013, quando o empreendimento ainda estava na fase de construção. Foram três anos de obras e de um trabalho de assessoria de imprensa prévio e minucioso, com o objetivo de construir expectativa por meio do anúncio de marcos na construção. Após a inauguração (em 2016) e do buzz inicial na imprensa, o principal desafio de comunicação era de pensar em uma maneira de continuar atraindo a mídia para o empreendimento.

ESTRATÉGIA

Após a inauguração, o grande desafio de comunicação foi manter o frescor do atrativo, buscando novos enfoques no noticiário, para dar a máxima visibilidade ao equipamento. Para atingir todas as metas definidas, foi criada uma agenda positiva mensal de pautas, com estratégias diferentes para cada novidade do empreendimento. Também foram mapeados os principais veículos ligados a turismo no Brasil e na América do Sul para trabalhar assuntos que ressaltassem o potencial turístico do AquaRio. Além disso, também foram feitas ações de parceria com influenciadores digitais.

RESULTADO

Como resultado, o AquaRio bateu sucessivos recordes de bilheteria e em 25 de julho de 2017 bateu o recorde de 1 milhão de visitantes, apenas 8 meses e meio após sua inauguração. Pelo plano de negócios do atrativo, essa marca só seria alcançada após um ano. O esforço de assessoria de imprensa para o equipamento resultou na conquista de quase 1,5 mil reportagens e um impacto de mídia espontânea recorde de R$ 76 milhões ao longo de 2017.

Seguimos com o desafio de manter o AquaRio em evidência na mídia. E como resultado, em 2018 o impacto de mídia espontânea chegou à marca dos R$100 milhões.

Prêmios

The Stevie Awards 2018 | Prata na categoria Media Relationship

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