Força na Peruca: informação que empodera e gera transformação social

Fundação Laço Rosa

Força na Peruca_Fundação Laço Rosa_#fortalizese (2).jpg

CENÁRIO

O projeto Força na Peruca é uma ação itinerante que capacita as pessoas a fazer perucas para pacientes com câncer, promovida pela Fundação Laço Rosa, entidade que apoia mulheres que vivem com a doença. Um caminhão escolar circulou em seis cidades brasileiras entre junho e dezembro de 2017, oferecendo aulas de perucaria e coletando doações de cabelos naturais. Para que a população estivesse engajada tanto nas doações, quanto nas atividades oferecidas, era necessário que as pessoas conhecessem e se envolvessem com o projeto. A divulgação do Força na Peruca precisava ser assertiva, para dar o máximo de visibilidade para o caminhão-escola nas principais mídias.

ESTRATÉGIA

Com o desafio de tornar o projeto uma referência para ONGs que recebem doações de cabelos e conscientizar a população e a imprensa sobre a importância das perucas para resgatar a autoestima de pacientes em tratamento do câncer, traçamos um plano de mídia voltado para ações com a imprensa, principalmente emissoras de TV. Para isso, era preciso mapear fontes e personagens com histórias que pudessem render boas matérias e atraísse mais a atenção da imprensa. Mesmo à distância, seguimos negociando com diversos veículos e conseguimos aproveitar ao máximo as oportunidades. Para a divulgação, foram preparados materiais diferenciados para cada região onde o caminhão iria passar, que contavam com informações sobre a visita do caminhão-escola, fotos e porta-vozes.

RESULTADO

As 200 matérias divulgadas sobre o projeto resultaram em um impacto espontâneo de mídia de mais de R$ 2 milhões. Esse resultado ajudou tanto no aumento da mobilização social sobre o tema como atraiu a atenção de empresas patrocinadoras, o que ajudou na continuidade do projeto. Além disso, o Força na Peruca impactou mais de 100 famílias ao promover cursos gratuitos para um ofício escasso no mercado: o peruqueiro. As mais de 700 perucas produzidas ao longo dos 6 meses de projeto foram doadas para organizações e pacientes em tratamento.

Prêmios

The SABRE Awards 2018 | Vencedor na categoria Not for Profit

sabre+awards.jpg