Dezembro Laranja: mês de prevenção e diagnóstico do câncer da pele

Sociedade Brasileira de Dermatologia

CENÁRIO

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é uma das maiores sociedades médico-dermatológicas no mundo, com mais de 9.100 associados. A Instituição tem como pilares o compromisso e cumplicidade com a população e o relacionamento com os médicos dermatologistas associados. A Approach faz a comunicação integrada da SBD, que inclui os serviços de assessoria de imprensa, redes sociais e publicidade, desenvolvendo materiais para todas as plataformas, com diferentes recursos audiovisuais. Anualmente, a SBD realiza a campanha Dezembro Laranja, de Prevenção ao Câncer da Pele, que tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a doença e as formas de prevenção. O escopo de entregas para a SBD está inserido no modelo de HUB de Comunicação Approach, permitindo flexibilidade e adequação de serviços às necessidades do cliente.

ESTRATÉGIA

Com mais de 20 edições, o maior desafio de comunicação dessa campanha é alcançar a cada ano um número maior de pessoas. A Approach é responsável pela comunicação do Dezembro Laranja que contempla ações em todos os canais, usando as diferentes ferramentas. Para a edição de 2018, durante todo o verão foi feita uma campanha nas redes sociais e na imprensa. Para abrir o Dezembro Laranja, elaboramos um vídeo de interação no WhatsApp que foi exibido nos perfis da Sociedade nas redes sociais e em cinemas de todo o Brasil. Também foram produzidos outros vídeos e artes para posts nas redes sociais. Além disso, também foram feitas ações com formadores de opinião, ações em eventos, ativação nas ruas, ações com empresas parceiras e conteúdos de publicidade institucional, realizados com veículos.

RESULTADO

A campanha alcançou visibilidade internacional e em 2018 conquistou a chancela internacional da International League of Dermatological Societies (ILDS) e da American Academy of Dermatology (AAD). As ações na imprensa resultaram em um total de 3.076 matérias publicadas, o que gerou um impacto de mídia espontânea superior a R$ 36 milhões. Nas redes sociais, a campanha de 2018 obteve um aumento de 167,6% de menções em relação a campanha 2017.  Só a hashtag #dezembrolaranja alcançou mais de 20 milhões de pessoas e as publicações tiveram mais 13 milhões de impressões no Facebook e Instagram. No Youtube, os cinco vídeos publicados geraram 2,5 milhões de visualizações.