Rock in Rio: 40 anos do maior festival de música e entretenimento do Brasil

Cliente

Rock in Rio

Data

2024

Áreas

Assessoria de Imprensa

Desde então, já foram:

Edições Atendidas Mais de 20



Desde 2001, a Approach atua como assessoria de imprensa oficial do Rock in Rio no Brasil e no Exterior.

Retorno de Mídia (2024)R$ 6,8 bi



Na última edição do festival a Approach superou os resultados dos anos anteriores. Somando o retorno de mídia das últimas cinco edições, ultrapassamos o valor de R$18,3 bilhões.

Recorde de matérias (2024)99.970 mil



As últimas cinco edições do festival acumulam mais de 247 mil matérias na mídia. Em 2024, batemos o recorde de inserções, com um aumento de 24,4% em relação à edição anterior.

Operação de Comunicação
A cada edição, o maior festival de música do Brasil mobiliza toda alta liderança da Approach e uma equipe de mais de 40 colaboradores da agência nos dias de evento. O trabalho com a imprensa no Rock in Rio tem uma operação ágil, com muitas ideias criativas e inovadoras. Para organizar todo conteúdo, as réguas de comunicação do festival têm duração de um ano, período em que são trabalhadas datas e uma infinidade de informações relevantes do maior festival de música e entretenimento do Brasil. Do anúncio das bandas às ativações dos patrocinadores, das operações de venda ao credenciamento da imprensa, cuidamos de todos os temas que envolvem a mídia, nos relacionando, inclusive, com as marcas presentes no evento, fornecedores e órgãos públicos.

Planejamento

A Approach atuou no planejamento completo de comunicação com a imprensa da décima edição do festival no Brasil, celebrando os 40 anos do evento. Foram organizadas estratégias específicas para o pré-evento (anúncio de atrações, Rock in Rio Card, campanhas com mídia embargada), o festival em si (acompanhamento de imprensa nacional e internacional), e ações especiais como o Dia Brasil, Favela 3D, Rock in Rio Academy e ativações sociais.

Relacionamento

A equipe manteve relacionamento próximo com grandes veículos, influenciadores e parceiros. Estruturou embargos com exclusividade para o Jornal Nacional, RJTV, Fantástico, Globonews, Folha de S. Paulo, Estadão e O Globo. Gerenciou o credenciamento de cerca de 575 jornalistas por dia, organizou visitas à Cidade do Rock durante a montagem e coordenou entrevistas com artistas e porta-vozes.

Coordenação

A operação envolveu a produção e revisão de mais de 100 releases, organização de coletivas, eventos especiais como o lançamento do Dia Brasil (com 136 jornalistas presentes) e presença ativa em todos os dias do festival. O resultado foi o maior retorno de mídia espontânea da história do evento e o posicionamento definitivo do Rock in Rio como principal festival de experiências do Brasil.

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Rock in Rio

rock in rio imagem

CENÁRIO

Com 38 anos de trajetória e 22 edições, o Rock in Rio é cliente da Approach desde 2001. A Approach é responsável pela assessoria de imprensa há 20 edições, somando mais de 130 dias de magia, mais de 3800 artistas escalados, 11,2 milhões de pessoas na plateia e 12 milhões de fãs on-line impactados. A cada edição, o maior festival de música do mundo mobiliza toda alta liderança da Approach e uma equipe de mais de 40 colaboradores da agência nos dias de evento. Para organizar todo conteúdo, as réguas de comunicação do festival têm duração de um ano, período em que são trabalhadas datas e uma infinidade de informações relevantes do maior festival de música e entretenimento do mundo. Do anúncio das bandas às ativações dos patrocinadores, das operações de venda ao credenciamento da imprensa, cuidamos de todos os temas que envolvem a mídia nos relacionando, inclusive, com as marcas presentes no evento, fornecedores e órgãos públicos. Ao final de cada edição já começamos a nos preparar para a próxima. E o trabalho com a imprensa no Rock in Rio, sem dúvida, tem um capítulo bem especial, com uma operação ágil que entrega ideias criativas e inovadoras pelo time Approach Comunicação.

ESTRATÉGIA

A cada edição, junto com a direção da Rock World, a Approach estreita o relacionamento com a imprensa nacional e internacional, com o time de parcerias do festival, com as assessorias das empresas patrocinadoras e parceiras, com os órgãos públicos e com as gravadoras dos artistas que integram o line-up. Do Rock in Rio, nascem projetos que também contam com a atuação da Approach, como as edições internacionais: Rock in Rio Lisboa, Rock in Rio Madri e Rock in Rio Las Vegas. Já o The Town, festival de música, cultura e arte, dos mesmos criadores do Rock in Rio, realizado em Interlagos em setembro de 2023, começou a ser idealizado há três anos e desde o primeiro momento teve o olhar da Approach para ações com a imprensa. Ainda em 2020, foi produzido o primeiro conteúdo sobre o novo festival. Em 2021, a primeira grande coletiva de imprensa e, em 2022, um ano antes do evento, uma grande estratégia de comunicação foi colocada em prática contextualizando tudo o que o público encontraria nesta primeira edição do irmão mais novo do Rock in Rio.

RESULTADOS

O retorno de mídia espontânea alcançado pela Approach para o Rock in Rio, somando somente as últimas cinco edições realizadas no Brasil, alcançou impressionantes números, que ultrapassaram os R$ 12 bilhões. Em 2022, a 22ª edição bateu todos os recordes no trabalho realizado junto à imprensa, com expressivos R$ 5,1 bilhões de retorno computados nas mais de 80 mil matérias. Clique aqui e confira os bastidores e detalhes da Operação de Imprensa nos festivais: Meio & Mensagem.