Cebds: mobilização que abriu caminho para o mercado regulado de carbono

Cliente

CEBDS

Data

2024

Áreas

Assessoria de Imprensa

Desde então, já foram:

Inserções na imprensa: 417

Pessoas impactadas: mais de 154 mil

Valoração em mídia: mais de R$ 26,9 milhões

Um prêmio Jatobá conquistado em 2025

Operação de Comunicação

Planejamento

A estratégia de comunicação para 2024 teve o objetivo de intensificar o debate público sobre o mercado de carbono para tornar o tema acessível e demonstrar seus impactos positivos na economia e no meio ambiente. O planejamento também focou em traduzir linguagens técnicas em pautas claras, que posicionassem o CEBDS como uma voz influente na agenda de sustentabilidade empresarial, buscando engajar as maiores empresas do país na pauta, além de contribuir para a aprovação da Lei 15.042/2024, que regulamenta o mercado de carbono brasileiro.

Relacionamento

O relacionamento estratégico com a imprensa foi crucial. Houve preparação e fortalecimento de porta-vozes, workshop de educação para a mídia com jornalistas de veículos como Valor Econômico, O Globo e Estadão, além de encontros diretos com repórteres de economia, negócios e sustentabilidade. A iniciativa incluiu o fornecimento de informação qualificada à mídia e parlamentares, simplificação da linguagem e posicionamento ágil, garantindo que Marina Grossi, presidente do CEBDS, se tornasse colunista fixa no Estadão e O Globo.

Coordenação

A Approach garantiu uma agenda intensa e integrada ao longo de 2024. Desde a preparação dos porta-vozes por meio de um media training, passando pela divulgação de cartas e reuniões com líderes políticos e empresariais, até o workshop para imprensa. A equipe assegurou a publicação de artigos de opinião e entrevistas em veículos de grande alcance, culminando na aprovação da lei em novembro de 2024 e a celebração em plena COP29.

Conheça outras histórias de impacto.