Ali Express
2022
Assessoria de Imprensa
A campanha de Aniversário do AliExpress no Brasil foi repaginada com a criação da “Farofa do Ali”, inspirada no evento icônico da influenciadora GKay. A celebração incluiu uma ilha no metaverso e cinco dias de promoções. O objetivo da comunicação era reposicionar o AliExpress positivamente, mesmo diante de um cenário delicado de aumento de impostos para produtos importados, e mostrar sua integração ao mercado brasileiro.
A Approach ativou uma estratégia integrada de relacionamento com mídia e influenciadores. Foram distribuídos cerca de 200 kits de imprensa e realizados 10 testes de usuários com creators de médio e alto alcance. Além disso, foram trabalhadas entrevistas exclusivas com grandes veículos (Tier 1) e conteúdo direcionado à mídia regional via rádio release, aproveitando a força e capilaridade do rádio no Brasil.
A operação combinou táticas de imprensa, marketing de influência e ativações digitais. O alinhamento com as equipes globais do grupo Alibaba e a produção do evento virtual garantiu sinergia entre marca e audiência. O resultado foi uma campanha bem-sucedida, com grande volume de publicações orgânicas, repercussão espontânea e fortalecimento da marca no Brasil.
Em 2022, o grupo Alibaba realizou no Brasil sua maior edição do Aniversário do AliExpress. Criado originalmente na China, o evento ocorre todos os anos no dia 28 de março, data que já faz parte do calendário do e-commerce devido a seus descontos agressivos. Porém, em 2022, a campanha foi elevada para um nível mais alto e a data foi comemorada com a “Farofa do Ali”, uma festa em parceria com a influencer GKay, a Gessica Kayane.
A comemoração incluiu uma festa em uma ilha no metaverso, que abriu um período de 5 dias de promoções no marketplace.
O desafio da agência era posicionar de maneira positiva a marca logo apesar de toda a polêmica no noticiário sobre elevação dos impostos dos produtos chineses. Também era nossa missão mostrar, a partir da campanha, que a multinacional chinesa havia criado raízes no país.
Cerca de 200 kits de imprensa e 10 testes de usuários foram distribuídos aos influencers de média e alta relevância que se empenharam nas campanhas, tornando-a mais impactante e expandindo a sensibilização do público com o AliExpress. Na imprensa, além dos tradicionais releases e sugestões de pauta, apostamos também em rádio releases. O rádio continua a ser um dos principais meios de comunicação do país e os resultados baseados no número de utilizações por rádios regionais demonstra sua força e capilarizarão.
Entre as pautas do aniversário, o AliExpress obteve 63 inserções positivas de imprensa e mais de 7 milhões de pageviews. Foram cinco entrevistas exclusivas dadas a meios de comunicação de maior relevância (Tier 1). Das ações de marketing de influência, obtivemos mais de 100 publicações orgânicas entre Influencers brasileiros.
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