Salvador Capital Afro: Conexões culturais, estratégia de comunicação para valorizar a cultura, experiência e reconexão com nossa riqueza ancestral

Cliente

Salvador Capital Afro

Data

2022

Áreas

Assessoria de Imprensa

Desde então, já foram:

Parcerias locais



Janela do Mundo e Usina Digital

Destaques conquistados



Mais de 50 matérias conquistadas junto à imprensa nacional, além da repercussão online e com influenciadores.

Operação de Comunicação

Planejamento

O projeto Salvador Capital Afro surgiu como movimento de valorização da história, da cultura e das potencialidades afrodescendentes da cidade. A Approach atuou como responsável pela estratégia nacional de imprensa, com o objetivo de posicionar Salvador como protagonista do afroturismo e da cultura negra no cenário global.

Relacionamento

A comunicação foi pensada em parceria com duas agências locais — Janela do Mundo e Usina Digital — para garantir conexão genuína com a linguagem, o cotidiano e os valores do povo soteropolitano. Com base nessa escuta ativa, foram conduzidas ações de mídia, ativações com influenciadores e conteúdos alinhados à alma do projeto.

Coordenação

A Approach liderou a frente nacional da comunicação com imprensa, conectando Salvador a veículos estratégicos e garantindo espaço qualificado na mídia. As parcerias locais apoiaram na curadoria de pautas e aproximação com agentes culturais. O resultado foi uma cobertura positiva, autêntica e engajada em diversos meios, incluindo a mídia espontânea e os canais digitais.

Conheça outras histórias de impacto.
Relatório de Sustentabilidade do Segmento de Distribuição
Com 38 anos de trajetória e 22 edições, o Rock in Rio é cliente da Approach desde 2001
Cliente Approach desde 2022, a BIC é uma das marcas mais icônicas e queridas ao redor do mundo.
Logotipo Approach Comunicação

Salvador Capital Afro

salvador capital afro imagem

CENÁRIO

Salvador é também berço da história dos negros no Brasil onde aportaram os primeiros africanos escravizados. E foi ainda terreno fértil da resistência, onde se derramou muito sangue, que se lutou por liberdade e igualdade. O movimento Salvador Capital Afro veio para reconectar com essa verdade, através do fortalecimento e valorização de lugares, roteiros, manifestações artísticas e culturais, que são fruto da fusão de heranças de diversos povos que aqui chegaram Uma parceria feita para levar Salvador, sua gente, sua cultura e diversidade para o resto do Brasil e do mundo mostrando todas as potencialidades dessa terra e do seu povo.

ESTRATÉGIA

A Approach Comunicação foi a responsável pelo relacionamento com a imprensa nacional do projeto Salvador Capital Afro, um movimento de fortalecimento do afroturismo, com valorização das expressões culturais, tradições e potencial criativo dos negros soteropolitanos. O objetivo foi posicionar Salvador como local de destaque no cenário turístico mundial. Contamos com a valiosa parceria da Janela do Mundo e da Usina Digital, duas empresas com sede em Salvador, familiarizadas com a cultura, a linguagem, o modo de viver do baiano. Elas contribuíram muito para traduzir e entender a “alma” do povo da cidade.

RESULTADOS

Nas mãos da Approach Comunicação, Janela do Mundo e Usina Digital, Salvador ganhou voz, ecoando sua alma e sua identidade para o Brasil e o mundo. O resultado? Espaços importantes na imprensa nacional, parcerias com influenciadores e uma forte repercussão online. Salvador não é apenas um destino turístico, é o convite para todos, brasileiros e estrangeiros, se reconectarem com essa alma, com essa cultura, com essa cidade que é, acima de tudo, um reflexo da força da comunidade afrodescendente.