Eleições 2018: o Que Se Debate Sobre Meio Ambiente nas Redes Sociais?

Para tentar entender a relação dos presidenciáveis com a Sustentabilidade, a equipe de Inteligência Digital da Approach analisou as publicações feitas pelos candidatos e sobre os candidatos nas redes sociais, em referência a temas centrais como aquecimento global, mudanças climáticas, carbono, Acordo de Paris,  recursos hídricos, meio ambiente, fauna e flora, além de grandes ativos naturais do país como Amazônia, Rio São Francisco e Mata Atlântica.

Cobrimos todo o período do primeiro turno. No período de 3 meses (07/06 a 07/10/2018), foram coletadas 44.057 publicações que mencionam os candidatos, e 104 publicações feitas por eles. As buscas foram realizadas no Instagram (hashtags), Twitter, Youtube (títulos e descrições), Tumblr e fóruns, além de posts e comentários em páginas públicas do Facebook, não contemplando perfis pessoais. Também fazem parte da amostragem alguns blogs e portais de notícias. 

VOLUME DE MENÇÕES AOS CANDIDATOS

Observando a evolução do volume de menções ao tema meio ambiente relacionado aos nomes dos presidenciáveis, nota-se um pico que se estende entre os dias 03 e 04 de outubro.

No dia 03, o candidato Jair Bolsonaro foi intensamente criticado por defender a exploração da Floresta Amazônica e acusado por querer vendê-la para grandes potências internacionais. Sua proposta de fundir os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente também repercutiu nesta data.

Já no dia seguinte, 04, aconteceu um debate entre os presidenciáveis na Rede Globo, e questões como desmatamento e agronegócio entraram em pauta. Na mesma data, Bolsonaro sofreu críticas por declarar que vai tirar o Brasil do Acordo de Paris e enfraquecer órgãos de fiscalização a crimes ambientais, como o Ibama. 

VOLUME DE PUBLICAÇÕES FEITAS POR CANDIDATOS 

O maior número de publicações por candidatos foi registrado em 23/09, quando Fernando Haddad promoveu um “abraço” no Rio São Francisco.

CANAIS EM QUE ACONTECEM AS CONVERSAS

As publicações captadas estiveram distribuídas, majoritariamente, entre portais de notícias e blogs (47%), comentários no Facebook (24%) e Twitter (15%). 

Nos portais de notícias e blogs, Jair Bolsonaro (16%), Marina Silva (14%) e Alckmin (11%) foram os principais presidenciáveis citados. Além de abordarem meio ambiente, algumas publicações também discutiram temas relacionados a segurança (15%) e economia (15%). Em comentários no Facebook, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro foram os candidatos mais mencionados, com 20% cada, seguidos por Fernando Haddad (15%). Enquanto as menções a Ciro e Haddad diziam respeito às suas propostas para a área, aquelas ao Bolsonaro criticavam sua falta de posicionamento sobre o tema. No Twitter, Bolsonaro (23%) obteve o maior número de citações – em geral, negativas, afirmando que ele é a favor do desmatamento da Amazônia e outras questões problemáticas para a sustentabilidade. Ciro Gomes (20%) e Marina Silva (18%) apareceram em seguida.

QUEM FALOU SOBRE O TEMA? 

A maioria dos usuários falou sobre o tema a partir de desktops: apenas 31% das menções foram feitas por celulares. Os principais de interesse de quem fala sobre o tema são notícias (80%), mídia (4%) e política (3%).Homens falaram mais sobre presidenciáveis e meio ambiente, representando 54% dos publicadores. Mulheres corresponderam a 21%, e organizações, que incluem perfis de portais de notícias, a 25%.

ONDE FALAM? 

Quanto às regiões em que mais se discutiu o assunto, tivemos predominância em estados do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais). Além deles, localizações como Pará, Distrito Federal e Amazonas também se destacaram como pontos quentes de origem de menções. 

PRINCIPAIS PUBLICADORES

PERFIS PESSOAIS

INSTITUCIONAIS

O QUE SE FALA SOBRE O TEMA? 

Em perfis institucionais, houve predominância de citações a Bolsonaro (16%) – com menções majoritariamente críticas à suas visões de sustentabilidade e meio ambiente – e Marina Silva (14%), por sua proximidade e trajetória de atuação no setor. Muitos destes publicadores fizeram conexões com os temas Segurança (15%) e Economia (14%).

Já perfis pessoais se concentraram em Jair Bolsonaro (24%) e Ciro Gomes (17%). Os termos mais comuns utilizados por usuários foram “Amazônia”, “Rio São Francisco”, “educação” e “saúde”, com postagens focadas em discutir as propostas dos candidatos para a preservação do meio ambiente.

PRINCIPAIS HASHTAGS 

A hashtag mais frequente foi #elenao, surgida da manifestação de mulheres contra Jair Bolsonaro. Outras, como #ciro12, #bolsonaro17, e #eleicoes2018 também se destacaram.  Se seguem as hashtags #marina18 e #elasim, apontando a candidata como uma alternativa pelo critério da sustentabilidade.

QUE CANDIDATOS MAIS FALAM SOBRE O TEMA? 

Dos presidenciáveis, quem mais discutiu meio ambiente foi Marina Silva (31%). Depois dela, Fernando Haddad (14%) e Ciro Gomes (11%) também falaram bastante sobre o assunto. A transposição do Rio São Francisco e a necessidade de preservar o meio ambiente foram as principais abordagens dos presidenciáveis.

João Amoedo fez apenas duas publicações sobre o tema, enquanto Henrique Meirelles e Jair Bolsonaro publicaram somente um conteúdo cada.

Marina Silva

39 menções no Facebook (56%), Instagram (32%) e Twitter (10%). 

Principais termos: “saúde”, “educação”, “substâncias danosas”, “recursos”.

Fernando Haddad

18 publicações no Facebook (56%), Twitter (33%) e Instagram (11%). 

Principais termos: “Juazeiro”, “Rio São Francisco” e “Petrolina”.

Ciro Gomes 

15 publicações no Facebook (47%), Twitter (40%) e Youtube (13%).

Principais termos: “Rio São Francisco”, “Nordeste”, “regiões secas” e “agricultura”.

Geraldo Alckmin 

11 publicações no Instagram (64%) e Facebook (36%). 

Principais termos: “revitalização do Rio São Francisco”, “Rio Tapajós”, “tratamento de esgotos”, “dragagem”.

Alvaro Dias 

9 publicações no Facebook (33%), Twitter (33%) e Instagram (33%). 

Principais termos: “preservação”, “lixo” e “jeito diferente”.

Guilherme Boulos 

8 publicações no Instagram (75%) e Facebook (25%). 

Principais termos: “desmatamento zero”, “biomas”, “preservação”, “prioridade”.

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE

Menções aos candidatos

 @RÔMULO MARASCHIN

ERRATA: Matityahu no HEBRAICO (não no grego). Professor da USP Revela A Farsa do Aquecimento Global no PROGRAMA DO JÔ! (ENTREVISTA COMPLETA) https://youtu.be…

UOL NOTÍCIAS

ESTADÃO

GABRECHAVES

TICO SANTA CRUZ

PUBLICAÇÕES EM DESTAQUE

Posts feitos por candidatos

MARINA SILVA 

MARINA SILVA 

FERNANDO HADDAD

CIRO GOMES 

MARINA SILVA

FERNANDO HADDAD

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAGS:

Fique por dentro dos conteúdos assinando nossa newsletter.