Ods São Caminho Para Planeta e Sociedades Melhores

17 objetivos, 169 metas. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como parte da Agenda 2030 para transformar o mundo de forma sustentável. 

O trabalho de comunicação para a sustentabilidade  e causas que a Approach exerce junto aos seus clientes, como membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e empresa signatária do Pacto Global, faz dos ODS um verdadeiro mantra para as nossas equipes e um compromisso que queremos ajudar a tornar realidade. 

A Approach naturalmente se identifica mais com o ODS 17, voltado para a construção de parcerias que agilizem e fortaleçam meios de implementação de todos os outros objetivos e metas.  

Mas, por meio de nossos clientes, parceiros e interlocutores nesse universo, temos o privilégio de acompanhar algumas das mais inspiradoras e disruptivas ações relacionadas a todos os ODS. 

Selecionamos 17 iniciativas voltada para cada Objetivo. Nesta primeira parte, vamos falar sobre os dez primeiros e você pode conferir os outros sete aqui.

ODS 1- Erradicação da pobreza

O indiano Mohammed Yunus é considerado o pai do microcrédito. O modelo criado por ele ajudou milhões de empreendedores no mundo inteiro a gerar renda e melhorar as condições das comunidades em que vivem. No Brasil, a Yunus Negócios Sociais ensina empreendedores sociais a investir bem o crédito obtido.

ODS 2- Fome zero

A ONG Banco de Alimentos recolhe alimentos que perderam valor no comércio e na indústria, mas ainda estão em perfeitas condições para consumo e distribuição para pessoas que precisam. As doações permitem oferecer refeições a milhares de crianças, jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo, diariamente.

 ODS 3- Saúde e bem-estar

O projeto Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), apoiado pela Roche Brasil e outras empresas, leva atenção médica clínica, tratamento ginecológico, pediátrico, oftalmológico e odontológico, espaço de brincadeiras, exibição de filmes em um cinema itinerante, construção de hortas, doação de filtros de água e instalação de cisternas a populações de cidades carentes e de comunidades isoladas do país. O trabalho é baseado na colaboração de voluntários e já atendeu mais de 30 mil pessoas.

A Roche Brasil é um cliente da Approach e é possível saber mais sobre o SAS e outros projetos que a empresa desenvolve na área de saúde no Relatório de Sustentabilidade. Aqui  você pode conferir todo o portfólio de relatórios que já produzimos. 

 ODS 4- Educação de qualidade

A Fundação Roberto Marinho tem sua atuação voltada ao desenvolvimento de projetos de escolaridade básica e à solução de problemas educacionais como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem, que acabam por impactar o desempenho dos estudantes brasileiros. A FRM também atua na mobilização do setores público e privado na luta para a melhoria da qualidade da educação.

 ODS 5- Igualdade de gênero

Muitas empresas brasileiras trabalham com determinação para a redução da desigualdade entre gêneros no trabalho. O Grupo Boticário, por exemplo, destina parte de seus gastos em compras e serviços exclusivamente para empresas lideradas por mulheres. Com a realização da Copa do Mundo de Futebol da França, em junho de 2019, o Grupo lançou a iniciativa Com Você eu Jogo Melhor, com o objetivo de aumentar a visibilidades das mulheres praticantes do esporte.   

 ODS 6- Água potável e saneamento

O Programa Olhos D’Água, conduzido pelo Instituto Terra, tem como objetivo recuperar e proteger todas as nascentes da bacia do Rio Doce, uma das mais importantes bacias do Sudeste do Brasil e que foi impactada pelo rompimento da barragem do Fundão em 2015. O objetivo do programa é recuperar mais de 300 mil nascentes de afluentes do Rio Doce e restaurar o rio, que abastece mais de quatro milhões de habitantes.

 ODS 7- Energia limpa e acessível

Uma das soluções para reduzir as emissões de CO2 é a disseminação do uso de tecnologias limpas para a obtenção da energia. A empresa brasileira Sunew tem uma grande contribuição para alcançar esse cenário por meio da tecnologia de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV).

O OPV (do inglês Organic Photovoltaic) é um filme fino, leve e flexível que utiliza polímeros orgânicos semicondutores para captar a luz solar e transformá-la em energia. Ele é produzido com materiais não tóxicos e recicláveis, com tecnologia própria, desenvolvida para operar com baixíssima emissão de gases de efeito estufa (GEE). Customizável em tamanho forma e cor, o OPV pode ser aplicado em qualquer área: prédios, veículos, mobiliário urbano etc.

 ODS 8- Trabalho decente e crescimento econômico

O programa Agir, conduzido pela Fundação Vale, é uma tecnologia social focada na incubação e aceleração de negócios sociais, principalmente os familiares e coletivos. Por meio do programa, os empreendedores locais são apoiados no investimento em atividades produtivas, especialmente o desenvolvimento da agricultura familiar, reciclagem de resíduos e comercialização de alimentos. Em cinco anos de existência, o programa já beneficiou mais de mil pequenos empreendedores.

 ODS 9- Indústria, inovação e infraestrutura

A centenária fabricante de gases White Martins sempre apostou na inovação como uma maneira de obter perenidade em um mercado que exige alto investimento e é particularmente sensível aos solavancos da economia. Até 2022, a empresa pretende concluir o processo de sua transformação digital, que, hoje, se reflete no uso de tecnologia para reduzir emissões e aumentar a segurança dos caminhões que percorrem as estradas do Brasil.

Desenvolvido pela Approach, o Relatório de Sustentabilidade 2017-2018  traz os projetos inovadores da empresa para os próximos anos.  

 ODS 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Mesmo para quem acredita que algum nível de desigualdade é inevitável, o abismo socioeconômico que ocorre no Brasil e em outros cantos do mundo não pode ser considerado aceitável. Para ampliar as oportunidades das pessoas que têm suas possibilidades restritas pela renda, gênero, deficiência, orientação sexual e outros fatores de discriminação, são promovidas iniciativas mundo afora. No Brasil, a Comunidade Empodera,  é uma ONG que busca ampliar a diversidade nas empresas ao facilitar o ingresso no mercado de trabalho e o desenvolvimento profissional de jovens, negros e negras, pobres, moradores de regiões periféricas, pessoas com deficiência etc. 

 Nosso time de especialistas em comunicação está pronto para ajudar a analisar os ODS e relacioná-los com os temas materiais da sua empresa. Conheça nossos serviços para ajuda-lo a construir uma comunicação da sustentabilidade mais estratégica e com propósito .

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Boa noite ilustres estou inquivocado depois de ter lido o que é ODS na minha zona que será zona municipal em breve e há oportunos que queiram se alavancaram dos vossos objectivos sustentáveis e erradicar a pobreza e exigem cotas Pat poderem se aproveitar da população indefesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro dos conteúdos assinando nossa newsletter.