Você Ainda Não Conhece o Tiktok?

TikTok é o último grito dos apps que está fazendo a cabeça dos jovens – a maior parte da faixa etária está entre 16 e 24 anos – e o mais recente desafio para aqueles que trabalham com marketing. Com mais de 1,5 bilhão de downloads em meados de 2020, o TikTok é uma plataforma onde é possível criar e editar vídeos curtos (de 15 a 60 segundos) com uma diversidade incrível de ferramentas, filtros de realidade aumentada e recursos diversos para a trilha sonora.

O grande apelo do app é seu lado criativo, e seu diferencial – pelo menos por enquanto – é que seus usuários não estão presentes nessa rede social com a finalidade de se tornarem virais ou perfis famosos. O intuito é se divertir sem se preocupar com a perfeição e com o FOMO (Fear Of Missing Out, ou, em tradução livre, “medo de estar perdendo algo”) que as outras redes sociais mais famosas acabam induzindo.

Dentro desse contexto criativo e com grandes marcas e celebridades se rendendo ao TikTok, como ESPN, RedBull, Sony, Ariana Grande, Justin Bieber e tantos outros, os profissionais de marketing começam a colocar seus olhinhos no app, para atingir e falar diretamente com esse público mais jovem, testando novos formatos e linguagens.

Por estimular a criatividade, ser dinâmico e inclusivo – qualquer pessoa consegue criar e editar um vídeo – o aplicativo vem ganhando relevância para marcas criarem um diálogo com a tão difícil Geração Z. É um público complexo e cheio de nuances, que já está ganhando seu próprio dinheiro e gastando com marcas que sabem falar a língua deles. É uma ótima oportunidade para pensar fora da caixa e experimentar novos jeitos de produzir conteúdo, aproveitando o grande alcance que o app oferece. A média de uso por pessoa é de 46 minutos por dia! Mas não se engane, o TikTok está indo muito além da geração Z, conquistando a todos com seu modo disruptivo e despretensioso. É muito usado por Millennials e já abrange todas as faixas etárias, classes sociais e profissões – de bombeiros a avós – o TikTok é para todos.

Algumas marcas também estão usando o TikTok como uma opção para encontrar profissionais para trabalharem em suas empresas. A Nestlè está fazendo a seleção para o cargo de gerente de marketing da marca Nescau por meio da plataforma, e há outros casos também mundo afora, incluindo o exército dos EUA e da Inglaterra, e até um hospital na Alemanha buscando profissionais de saúde. Ou seja, o TikTok dá muito caldo para os criativos!

O momento de entrar no TikTok para estar na crista da onda é agora! Além de atingir a geração Z, é super possível criar vídeos extrovertidos para o público mais velho, assim como conteúdo mais sério para os jovens. Com tantos usuários, tem público para tudo! Quanto mais cedo se criar uma estratégia de comunicação, maior será a oportunidade de criar uma base de seguidores forte e, quem sabe, fazer com que sua marca seja uma das principais no Brasil.

Que tal você sair na frente da concorrência e acabar sendo referência? Se joga!

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