Pesquisa mostra que apenas 5% das empresas consideram suas estratégias de Marketing Digital eficientes

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Time Criativo da Approach

Grande parte das empresas brasileiras já se deu conta de que é fundamental marcar presença no ambiente digital. Quem não tem visibilidade online, quem não possui ao menos um canal digital para se comunicar, tem menos chances de ser considerado e lembrado pelo seu público. O desafio atualmente não é mais a necessidade de estar na internet, mas como se posicionar nela e se destacar para ganhar a atenção do público. Por isso, o Marketing Digital vem sendo amplamente disseminado. Mas será que podemos dizer que as empresas já estão especialistas em estratégias digitais e conquistando resultados satisfatórios?

Atualmente, 94% das companhias do Brasil escolhem o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Só 6% afirmam que divulgam suas marcas apenas em ações de publicidade tradicional e eventos. E entre esta maioria que adota o Marketing Digital, só 5% consideram suas estratégias eficientes.

Estes e outros dados interessantes estão na pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, divulgada pela empresa Resultados Digitais em parceria com Mundo do Marketing, Vendas B2B e Rock Content.

O levantamento constatou uma unanimidade: os entrevistados reconhecem que suas estratégias de Marketing Digital estão longe do ideal e precisam ser aprimoradas.

O estudo teve 1.386 participantes e foi divulgado em junho de 2019. Os pesquisadores levantaram dados sobre como as empresas estão tendo resultados no meio digital, suas estratégias, quais canais e ferramentas elas usam e como suas equipes estão estruturadas para os desafios do ambiente online.

 Como chegam ao digital

O primeiro passo é criar sites e páginas nas redes sociais: 9 em cada 10 empresas estão presentes nas redes, número maior do que as que possuem site. O passo seguinte é desenvolver táticas de e-mail, blog e mídia paga. Nos sites, apenas metade utiliza estratégias de SEO e Google Analytics.

 Conteúdo é o grande negócio

A pesquisa identificou que 73% das empresas estão direcionando seus investimentos de Marketing Digital principalmente para produção de conteúdo. O que mostra que elas já estão conscientes de que criar conteúdo relevante é uma forma muito eficaz de atrair, engajar e gerar valor para as pessoas. Com isso, o público cria uma imagem positiva da marca e tem mais possibilidades de comprar seus produtos ou serviços.

Imagem: Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil

Imagem: Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil

Dados e mensuração

De que forma as empresas se organizam, mensuram e acompanham suas principais métricas de negócio? A pesquisa identificou que medir o desempenho das ações de Marketing Digital é uma dificuldade para 34,9% dos entrevistados:

Imagem: Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil

Imagem: Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil

Outros dados interessantes do estudo:

  • Geração de Leads também é uma estratégia importante para 62% dos respondentes, mas apenas 30,9% trabalham com qualificação ou Lead Scoring.

  • 44,5% das empresas não possuem acordo de entregas entre as áreas de Marketing e Vendas.

  • Para 75% das empresas, a quantidade e o valor das vendas são as métricas mais acompanhadas pela equipe comercial.

  • Converter contatos em clientes é o maior desafio para 72,5% das empresas.

Acesse aqui a pesquisa completa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil.

Patricia Fiasca