Como Ações Sustentáveis Passaram a Ser Consideradas na Jornada de Compra?

O consumidor já percebeu o enorme poder que tem ao realizar suas compras, e em um momento em que a sustentabilidade é um tema cada dia mais próximo das pessoas, é natural que ações sustentáveis ganhem relevância ao consumidor optar por um serviço ou produto. 

As empresas já perceberam essa tendência e estão se transformando para terem um posicionamento mais claro e missão, visão e valores que tragam um novo olhar de atenção para o tema. Líderes precisam reconhecer que a sustentabilidade já se tornou um pré-requisito para a tomada de decisões e precisa ser considerada na estratégia de uma empresa.  

Para as novas empresas, principalmente as lideradas por jovens, unir ações sustentáveis à proposta de valor é algo ainda mais natural, já que as novas gerações crescem tendo incorporado a importância da sustentabilidade nas suas ações diárias. 

O estudo Marketing Relacionado à Causa, realizado em 2019 pela Cause, ESPM, Instituto Ayrton Senna e Ipsos, revelou que 34% dos entrevistados disseram ter comprado nos últimos 12 meses produtos que destinavam parte do valor a causas sociais, culturais ou ambientais e 23% preferiram comprar um produto que contribuía a uma causa em detrimento de um concorrente. 

Essa tendência vem ainda mais forte em 2020, com a pandemia do Covid-19. Os hábitos de consumo estão mudando, a compra por meio digital vai continuar em ascensão, compras por impulso estão em queda e a preocupação sobre origem e destino do produto ganharam um impulso extra.  

A pesquisa da Eumonitor “10 Tendências Principais de Consumo 2020” mostra que o reaproveitamento de recursos para minimizar a geração de resíduos, a luta contra a poluição do ar e a inclusão são alguns dos temas que irão pautar a relação de consumo. 

O consumidor está cada vez mais preocupado com as suas ações e como elas impactam a sociedade e o meio ambiente. Ele quer se identificar com marcas que estão alinhadas a causas que ele também defende.  

Posicionamento do discurso à prática 

Em um TED Talk com mais de 51 milhões de visualizações, o autor Simon Sinek explica que ‘as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz’. E é fácil transportar essa mensagem para o marketing de causa, em que as empresas fortalecem sua marca com posicionamentos sociais e ambientais. 

A marca Doritos®, da PepsiCo – cliente da Approach, é um case de sucesso. Com um público consumidor jovem, a marca investiu em um posicionamento de ações ousadas que rompam com os padrões e criou Doritos® Rainbow, edição anual especial de apoio à diversidade e inclusão com foco na comunidade LGBTQI+.  

Além de patrocínio a eventos como a Parada do Orgulho LGBTQI+ e ao Rock in Rock, também cliente Approach, a marca leva seu posicionamento para além do discurso, dando voz a representantes da causa e destinando 100% das vendas a ONGs que atuam em prol da comunidade LGBTQI+. Esse posicionamento vem contribuindo para exposição na mídia, crescimento em valor e aproximação com o consumidor, traduzindo também em vendas. 

O futuro de uma empresa hoje passa pela sua interação com a sustentabilidade. Companhias que mantém ações bem definidas largam na frente por se preocuparem não apenas com as vendas, mas em construir um legado para o mundo, por terem uma visão de longo prazo e operarem ouvindo as necessidades da sociedade.  

Com o aumento da relevância das ações sustentáveis, cresceu também a demanda pelo conhecimento do que as empresas estão fazendo. Os relatórios de sustentabilidade são uma peça de comunicação atraente para esse tipo de divulgação, pois comunicam e engajam todos as partes interessadas.  

A Approach tem uma equipe de especialistas que ajuda as empresas a identificarem a melhor forma de reportar a sustentabilidade. Hoje, uma das metodologias mais usadas globalmente é a GRI, por facilitar a comparação de resultados e aprimorar a gestão do tema.  

Entre em contato para identificar a melhor forma de comunicar as ações sustentáveis da sua empresa. 

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