BIC: O colaborador no centro da estratégia

Cliente

BIC

Data

2024

Áreas

Comunicação Interna, Digital e Assessoria de Imprensa

Desde então, já foram:

Crescimento no engajamento interno de 81% para 93%



O engajamento da BIC com os colaboradores já tinha um índice bom, o que torna esse crescimento de 4% ainda mais impactante, comprovando que a estratégia de colocar o colaborador como protagonista contribui para o aumento da satisfação interna.

Aumento no engajamento de newsletter40%



Os canais internos foram positivamente impactados, o resultado é mérito da produção de conteúdo relevante e visualmente bonito, tornando as pautas internas ainda mais interessantes.

Crescimento no engajamento nos canais oficiais12%



Outros canais internos, como a intranet, por exemplo, também tiveram um aumento nas interações.

Operação de Comunicação
Com um time integrado, focado em fortalecer a imagem de marca empregadora da BIC, a Approach Comunicação desenvolveu uma estratégia que leva como premissa a ideia de que não há mais barreiras entre o interno e o externo, já que o colaborador leva para os canais externos o que acontece na empresa e vice-versa. Assim, traçamos uma comunicação focada no público interno, mas pensada de forma ampla, inovando as ações e canais, unindo a comunicação interna à outras ferramentas como o digital e a assessoria de imprensa.

Planejamento

A Approach desenvolveu um diagnóstico completo com base em escuta ativa, uma pesquisa interna que inclui também a análise de tendências de mercado. E como estratégia para solucionar as questões levantadas no diagnóstico, nasceu o BIC 360, um projeto robusto de comunicação interna com foco em três pilares: orgulho de pertencer, marca empregadora e liderança comunicadora.

Relacionamento

A agência atuou diretamente com os colaboradores da BIC no Brasil e na Argentina, promovendo eventos, lançamentos exclusivos de produtos, dinâmicas interativas e campanhas afetivas — como o BICVERSE, Dia das Mães e BIC Stars —, que posicionaram o funcionário como protagonista e embaixador da marca.

Coordenação

Foi implementado um sistema de governança da comunicação interna com reuniões periódicas de análise, produção de conteúdo audiovisual, newsletters, ações em datas comemorativas e integração da alta liderança. Também posicionamos o presidente da empresa, Olivier Debruyn, como porta-voz por meio de vídeos, encontros e o programa “Café com Olivier” a fim de gerar proximidade da alta liderança com os colaboradores.

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BIC: Volta às aulas

CENÁRIO

Cliente Approach desde 2022, a BIC é uma das marcas mais icônicas e queridas ao redor do mundo. Nosso time desenvolve um trabalho de comunicação envolvendo Assessoria de Imprensa e Marketing de influência para as divisões de canetas, isqueiros e shavers. Para o institucional da marca, além de assessoria, também atuamos com comunicação interna e LinkedIn.

Neste ano, atuamos no desenvolvimento da campanha de Volta às Aulas “Vamos Escrever o Futuro Juntos”, com sugestões para estimular a Arte e Criatividade entre crianças e adultos. O tema da campanha, que se tornou um evento no Farol Santander, em São Paulo, reuniu a imprensa, criadores de conteúdo e colaboradores. O debate foi mediado pelo ator Julio Rocha, com profissionais da área da educação, criadores de conteúdo e o diretor de marketing da empresa, Rodrigo Iasi.

ESTRATÉGIA

Montamos um time de influenciadores com Fernanda Pessoa, Júlio Rocha e Monique Gonçalves, que apresentaram os produtos BIC com link para a campanha de Volta às Aulas com o mote “Vamos Escrever o Futuro Juntos”, com sugestões para estimular a Arte e Criatividade entre crianças e adultos. Convidamos a imprensa para a cobertura em tempo real do evento. Foram, ao todo, 58 convidados e entre os jornalistas tivemos nomes como Patricia Veiga, O Globo; Marcella Franco, Folhinha (Folha de S. Paulo); Renata Ribeiro, Revista Crescer; Amon Borges; Karina Hollo, UOL; Julyana Oliveira, TOP Magazine.

RESULTADOS

Com as ações de marketing de influência alcançamos mais de 2 milhões de pessoas apenas com o vídeo publicado pelo Júlio Rocha, que também chamou atenção de ferramentas de busca e análise de redes sociais, se destacando como uma das 5 melhores publis do Brasil na semana da postagem. Tivemos um impacto potencial de quase 10 milhões milhões nas redes sociais, 70 influenciadores publicando sobre o presskit enviado, o que totalizou mais de 280 publicações em stories e feed.

Já nas ações de assessoria de imprensa, obtivemos 110 publicações na mídia, cerca de 20 entrevistas de tier 1 (veículos mais relevantes para a marca) pós-evento e uma equivalência comercial de R$ 1,8M.