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Empresários pelo Clima: O setor produtivo reivindica mudanças urgentes

CEBDS - Empresários pelo clima

CENÁRIO

Desde o segundo semestre de 2018, temos trabalhado com o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável) nas áreas de Imprensa e, em 2020 e 2022 acrescentamos os serviços de conteúdo (texto e audiovisual) e redes sociais. Além de ser membro do conselho, a Approach também foi responsável pela elaboração e edição do Guia de Comunicação para a Sustentabilidade. O trabalho mais relevante até aqui foi a divulgação do manifesto “Empresários pelo Clima”, em que 119 empresas (associadas ou não) e 14 organizações vocalizaram suas ações e cobraram ações do poder público para enfrentar o aquecimento global.

Dono da maior biodiversidade do planeta, o Brasil tem sido foco de grande pressão internacional para reduzir suas emissões. Em 2020, por exemplo, o Brasil aumentou as emissões de gases causadores do aquecimento global em 9,5%, enquanto a média mundial caiu 7% como efeito da pandemia da Covid-19. Essa reputação negativa, além de fortes danos ao meio ambiente, trazia em si um grande risco de prejuízos econômicos e sanções comerciais.

Em abril de 2021, quando Joe Biden presidente dos Estados Unidos convocou a cúpula do Clima, o CEBDS decidiu tomar a dianteira e mostrar ao mundo o comprometimento do setor empresarial brasileiro com o desenvolvimento sustentável. Diante da piora crescente da imagem brasileira, os presidentes das empresas associadas ao CEBDS decidiram que era hora de uma defesa robusta do setor em relação ao tema. Nascia assim o posicionamento “Empresários pelo Clima”, um documento que mostra a união do setor empresarial e seu necessário comprometimento com a retomada verde e uma economia de baixo carbono.

ESTRATÉGIA

O posicionamento “Empresários pelo Clima” contou com uma estratégia ampla de comunicação e advocacy, que envolveu ações com o poder público, entidades setoriais, empresariado nacional, imprensa e até mesmo influentes personalidades internacionais. Os objetivos eram mostrar que as empresas estão unidas, agindo para liderar a transformação para um novo modelo de desenvolvimento; e mostrar ao governo brasileiro que ele pode ser mais ousado nas negociações na ONU.

O lançamento do documento, previsto para data próxima à COP 26, foi estrategicamente antecipado por um motivo especial: Alok Sharma, o presidente da Conferência da ONU, viria ao Brasil no início de agosto e recebeu o posicionamento em mãos. Esse foi o start da divulgação que não parou mais, fazendo com que o documento ganhasse mais visibilidade e adesões. Tivemos uma matéria exclusiva sobre a entrega no Valor Econômico. Em seguida, o CEBDS estampou a 1a página do Estadão e participou de uma entrevista de 13 minutos na CNN. O resultado em termos de exposição foi gigantesco. A demanda por entrevistas foi tamanha que foi montada uma coletiva online, em que repórteres poderiam apresentar suas questões à equipe do CEBDS.

O “Empresários pelo Clima” seguiu ganhando matérias e manchetes até chegarmos na Cop26 em outubro, quando foi apresentado a ainda mais interlocutores de peso como o príncipe (agora rei) Charles.

RESULTADOS

Ao contrário do que ocorreu na Conferência de Madri (COP25, em 2019), quando o Brasil foi percebido como antagonista, em Glasgow (COP26, em 2021) o país assumiu o compromisso de fazer valer sua meta de reduzir 50% dos gases de efeito estufa até 2030 em relação aos níveis de 2005 - anteriormente, a meta de redução era de 43%.

O Brasil também confirmou o compromisso de alcançar a neutralidade climática até 2050, não mais em 2060, como já havia prometido na Cúpula dos Líderes sobre o Clima, de abril.

No relacionamento com a imprensa, o CEBDS tornou-se uma grande referência, com números extremamente relevantes. Considerando os meses de agosto a dezembro, o Conselho se fez presente em cerca de 1.900 reportagens, somando valor de R$ 36.886.051,00 (ad value) em clipagens.

O Conselho ganhou novos associados, passando de cerca de 60 em 2021, para 102 em Outubro de 2022.

A presidente do CEBDS, Marina Grossi, foi convidada para integrar o programa de influenciadores do Linkedin e tornou-se articulista da plataforma online Um Só Planeta.

Toda a divulgação do manifesto acaba de ganhar o Prêmio Aberje 2022 regional na categoria Comunicação Multipúblicos e concorre ao Prêmio Nacional.