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Transparência para enfrentar a crise hídrica

ONS - Enfrentamento da crise hídrica

CENÁRIO

Entre 2020/2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica dos últimos 90 anos, que deixou os reservatórios das usinas hidrelétricas com baixo armazenamento. A fonte hidráulica é responsável por mais de 60% da geração de eletricidade do país. Com isso, a possibilidade de faltar o recurso tornou-se uma situação crítica para a sociedade e também para a economia.

Em maio de 2021, a imprensa começou a dar mais ênfase ao tema, ouvindo especialistas, que indicavam para o risco de racionamento e apagão. Atravessar 2021 foi uma das tarefas mais complexas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que é responsável por fazer a coordenação e o controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional.

ESTRATÉGIA

A antecipação de informações, a transparência de dados e a proatividade foram a tônica da estratégia de comunicação do ONS. A assessoria executou um trabalho de aproximação com a imprensa nacional e especializada, que procurou em peso o Operador, para explicar as medidas que foram tomadas desde outubro de 2020.

Dia após dia, eram comunicados dados e projeções, levando em consideração cenários conservadores. Foram agendadas participações em lives e programas de TV com os porta-vozes, além de coletivas e entrevistas pontuais. Semanalmente, um release era enviado para imprensa como os dados de reservatórios, energia afluente e carga, entre outros indicadores importantes na gestão do sistema elétrico brasileiro.

Num balanço, o ONS durante a crise hídrica implementou uma série de 35 macro ações, em sinergia com outros agentes do setor. As mensagens do ONS eram técnicas e com viés didático, tornando o conteúdo mais acessível.

RESULTADOS

O país passou pela pior crise hídrica das últimas nove décadas às claras, com transparência e sem a necessidade de decretação de racionamento de energia. Durante este período, o ONS foi citado em 35.624 matérias, sendo que apenas 10% teve peso negativo para a imagem. A assessoria atendeu cerca de 1 mil solicitações de imprensa durante o período. No fim do ano, uma coletiva de imprensa destacou os resultados das medidas implementadas. Além dos dados positivos, o trabalho do ONS ganhou visibilidade e reforçou a competência técnica do Operador na gestão do Sistema Interligado Nacional.