Comunicação 360º: o que é, qual sua importância + 5 exemplos

Imagem mostra uma equipe reunida em uma mesa grande de madeira, com muitos papéis com dados e notebooks abertos.

Com a evolução tecnológica e da internet, atualmente podemos estar conectados por diversos meios disponíveis. Entretanto, diante tanta diversidade de canais, manter a comunicação com seus públicos se tornou um desafio para as empresas. Mas a comunicação 360º pode ajudar você. 

Essa estratégia busca integrar os públicos por meio dos tantos canais e plataformas de comunicação disponíveis hoje em dia. Sendo assim, tem como objetivo criar uma experiência de marca consistente e unificada, independente por onde os clientes interajam com a empresa. 

Se interessou pelo assunto e deseja saber mais? Então continue a leitura do nosso artigo, pois através dele você irá entender características da comunicação 360º e sua importância para gerar melhores resultados. Além disso, iremos te mostrar cinco exemplos de como essa eficiente estratégia de marketing e comunicação pode ser feita. Vamos lá! 

Como definir a comunicação 360º?

A comunicação 360º é uma poderosa ferramenta que engloba ações em diversos meios de comunicação, internos e externos, visando levar a mensagem da organização aos públicos, de maneira coesa e uniforme. Essa abordagem envolve a combinação de variados canais, como mídia digital, redes sociais, publicidade tradicional, eventos, relações públicas e marketing direto. 

O objetivo é que, independente do canal, a mensagem da marca seja consistentemente transmitida, fortalecendo a identidade e aumentando o seu reconhecimento. Sendo assim, a comunicação 360º possibilita que as organizações consigam alcançar o seu público de forma mais eficaz, construindo uma relação mais duradoura, diante de um mercado cada vez mais conectado e competitivo. 

3 Características marcantes da comunicação 360º

A comunicação 360º é uma estratégia bastante eficiente de integração, que se destaca por alguns aspectos fundamentais. Três deles são:

Multicanal

Uma das principais características da comunicação 360º é o uso de múltiplas plataformas de comunicação. Isso inclui mídias sociais, publicidade tanto online quanto offline, marketing de conteúdo, e-mail marketing, eventos, comunicação interna. Essa abordagem garante que a mensagem proposta pela marca atinja o público em diferentes contextos e dispositivos.

Consistência da mensagem

Significa que a essência da mensagem da marca continuará sendo uniforme, independente do canal escolhido. É essa consistência que reforça a identidade da empresa e seus valores, criando uma experiência mais coesa aos clientes. 

Integração e sinergia entre os canais

A comunicação 360º não apenas utiliza múltiplos canais, mas também possui a característica de fazer com que trabalhem em conjunto para potencializar o alcance e a eficiência da comunicação. 

Essas são apenas alguns pontos essenciais que fazem o sucesso da comunicação 360º, ajudando na construção de marcas fortes, com credibilidade e relacionamento concreto com os clientes. 

A importância da comunicação 360º para o seu negócio

Equioe analisando gráficos crescentes no estilo de coluna. Uma mulher mexe em um notebook e um homem em um tablet

Para fortalecer e aumentar a presença do seu negócio no mercado, é essencial implementar a comunicação 360º. Essa estratégia permite uma comunicação mais abrangente alcançando o público por meio de diversos canais. Assim, a identidade e valores de sua marca serão fortalecidos perante aos consumidores, além de ampliados. 

Um dos grandes benefícios dessa técnica de comunicação e marketing, que a cada dia vem ganhando mais adesão, é desenvolver mensagens em multiplataformas, desde mídias sociais até eventos presenciais. Isso garante que a marca seja reconhecida e lembrada, aumentando a fidelidade do cliente. Além disso, a interatividade promovida ajuda a melhorar o engajamento do público, através de uma comunicação bidirecional, possibilitando que os feedbacks recebidos sejam incorporados rapidamente nas táticas de marketing. 

Outro ponto relevante, é a melhora na análise de dados e retorno sobre o investimento (ROI), pois integra e otimiza o uso de diferentes canais de marketing. Portanto, adotar essa estratégia não é apenas sobre se manter relevante no mercado atual, mas construir uma base sólida para o crescimento contínuo do seu negócio.

5 exemplos de comunicação 360º

Se você chegou até aqui, entendeu que a comunicação 360º é uma estratégia poderosa que integra diferentes meios de comunicação para transmitir a mensagem e fortalecer a imagem da marca. Agora veja como ela pode ser aplicada em cinco exemplos práticos. Acompanhe. 

1- Campanhas publicitárias integradas

Essa estratégia se caracteriza quando alguma marca lança um novo produto com uma campanha que combina anúncios na televisão, banners em sites, posts patrocinados nas redes sociais e e-mails marketing. Dessa forma, há a garantia de que a mensagem da marca chegue aos consumidores por muitos pontos de contato.

2- Eventos com engajamento digital

No decorrer de um evento para lançar algum produto, a marca usa hashtags específicas para promover a interação em tempo real nas redes sociais. Isso aumenta o alcance do evento e cria uma experiência mais atraente aos participantes.

3- Marketing de influência e parcerias

Aqui, uma empresa tem parceria com influenciadores digitais para promover seus produtos, complementando com anúncios em outras plataformas digitais e campanhas de e-mail marketing direcionadas.

4- Experiências imersivas

Essa estratégia funciona da seguinte forma: uma empresa cria alguma experiência física – seja em lojas, eventos, na rua, ou em algum ambiente que tenha sinergia com a ação-, que simultaneamente é promovida através de canais digitais, criando uma experiência única e atrativa para o consumidor. 

5- Campanhas de responsabilidade social

Aqui, uma empresa lança  responsabilidade social e promove por meio de comunicados à imprensa, redes sociais, site e outros canais, demonstrando o seu compromisso com causas sociais de forma integrada. 

Comunicação interna: pilar essencial

A comunicação interna é um capítulo à parte, pois trata-se de um pilar crucial no processo da comunicação 360º. Podemos dizer que é uma base sólida para a disseminação da mensagem da marca ao público externo. Isso ocorre por causa da capacidade que tem uma comunicação interna bem estruturada de alinhar os objetivos e valores da organização com os de seus colaboradores, garantindo que todos estejam na mesma página e que a mensagem externa reflita autenticamente a cultura da empresa.

Além disso, a comunicação interna eficiente cria um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo, onde os colaboradoresse sentem pertencentes a organização e ,dessa forma, valorizados. Isso aumenta a moral interna, se reflete no serviço ao cliente e na percepção pública da empresa.Outro ponto, é que a comunicação interna permite feedbacks contínuos, vital para a melhoria nas estratégias de comunicação

Sendo assim, a integração da comunicação interna na estratégia de comunicação 360º  fortalece a mensagem da empresa ao público externo, constrói uma cultura organizacional coesa e um ambiente de trabalho mais produtivo.

Conte com a Approach para uma comunicação 360º eficaz

No mercado atual, cada vez mais conectado e competitivo, fazer com que a mensagem de sua empresa chegue até todos os segmentos do seu público é uma tarefa complexa, ainda mais com tantas plataformas de comunicação disponíveis. É exatamente nesse cenário que a Approach está aqui para te ajudar. Através de toda expertise e experiência em comunicação integrada, desempenhamos com sucesso estratégias de implementação de comunicação 360º para a sua marca obter sucesso. 

Nossa equipe especializada em diversas áreas, como relações públicas, marketing digital, comunicação interna, criação de conteúdo e outras tantas, pode oferecer uma visão abrangente e multifacetada para as campanhas de comunicação. Ou seja, trabalhamos nos mais diversos canais, sempre garantindo que cada aspecto da comunicação de sua marca esteja completamente alinhado para construir uma identidade mais forte e coesa. 

Portanto, conte com a Approach para uma parceria diferenciada e significativa na busca por melhores resultados de sua marca, maximizando as estratégias de comunicação 360º. Entre em contato conosco e descubra como o nosso trabalho pode ajudar você a chegar mais longe. 

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