Marketing de influência: o que é e como escolher um influenciador

imagem de uma influenciadora digital. Em primeiro plano está um celular com a imagem dela e ela atrás, em segundo plano. Emojis de corações também aparecem na tela

O marketing de influência, ou influencer marketing, como é originalmente chamado em inglês, se tornou uma poderosa estratégia no universo digital, transformando a maneira que as marcas se comunicam com os consumidores. 

Esse conceito, de forma geral, consiste em focar determinadas ações em pessoas que exercem importância e um papel de influência sobre potenciais clientes da marca. Ou seja, os chamados influencers. 

Não é por acaso que esse tipo de marketing cresce e ganha cada vez mais espaço no planejamento das empresas. Conforme pesquisa feita pela Global Consumer Survey, o Brasil superou a China, em 2021, e desde então é o país onde o marketing de influência mais tem adesão, com mais de 40% da população impactada por ele, tornando-se o maior mercado na área do mundo. 

Quer saber mais sobre o marketing de influência e o seu sucesso? Então você está no lugar certo. Ao longo deste artigo, iremos explorar o conceito desse estilo de marketing, a importância no mercado digital de hoje e como escolher o influenciador certo para a sua marca. Então, venha com a Approach nessa jornada. 

O que é marketing de influência?

Muito utilizado atualmente, o marketing de influência, com o avanço da tecnologia e ascensão das redes sociais, se tornou uma estratégia poderosa para as marcas alcançarem a sua audiência. 

É desenvolvido a partir da persuasão de indivíduos influentes, os influenciadores, para promover serviços, produtos e até mesmo conceitos. Esse método explora, justamente, a credibilidade e relação de confiança que o influenciador tem com o seu público para proporcionar engajamento. 

Há muitos tipos de influenciadores. Eles podem variar de celebridades até especialistas em determinados nichos, oferecendo às marcas grandes oportunidades para se conectarem com muitas pessoas, através de conteúdos relevantes e personalizados. 

Sendo assim, podemos afirmar que marketing de influência destaca-se por sua capacidade de gerar conversas genuínas e construir relações duradouras entre marcas e consumidores.

Muito antes da internet

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing de influência é algo antigo, bem antes de existir internet. Nessa época, personalidades eram contratadas para fazer a promoção de produtos em comerciais de TV, além de anúncios impressos. Essas pessoas aproveitavam da popularidade que tinham para exercer a influência na decisão de compra  do público. 

Décadas mais tarde, com o advento da internet, e, posteriormente, das redes sociais, o cenário sofreu uma significativa transformação. A partir desse momento, blogueiros, youtubers e criadores de conteúdo digital começaram a emergir como os novos influenciadores, oferecendo às marcas uma maneira de alcançar audiências específicas através de conteúdo autêntico e engajador. Essa evolução reflete na mudança do comportamento do consumidor, que dá prioridade às pessoas que confiam em detrimento aos anúncios das marcas. 

Dessa maneira, o marketing de influência se tornou uma estratégia essencial para as empresas que desejam prosperar no mercado moderno, através das novas plataformas.

Quais as formas de trabalhar o marketing de influência?

Influenciadora digital sorrindo e mostrando dois produtos para a câmera.

É bom ressaltar que no universo do marketing de influência, existem dois principais modos de trabalho: mídia paga e mídia orgânica. Vamos entender como cada modelo funciona. Confira abaixo. 

Mídia paga

Nesse modelo, as marcas remuneram diretamente os influenciadores para promoverem seus produtos ou serviços. Essa abordagem garante controle sobre o conteúdo, o timing da publicação e a mensagem transmitida, além de permitir uma segmentação precisa do público-alvo. Essa prática é muito adotada em campanhas que precisam de resultados mais imediatos. 

Mídia orgânica

Já a mídia orgânicafoca na construção de relações genuínas entre marcas e influenciadores. Aqui, a promoção ocorre de forma mais natural, muitas vezes sem um pagamento direto, mas por meio de permutas, experiências exclusivas ou simplesmente porque o influenciador identifica e valoriza o produto ou serviço. 

Este modelo tende a gerar um engajamento mais autêntico e confiável, uma vez que o influenciador tem liberdade criativa de conteúdo que ressoe verdadeiramente com seu público, fortalecendo a credibilidade da marca.

Entretanto, é bom ressaltar que os dois modos têm suas vantagens e desafios. A escolha entre elas deve levar em consideração os objetivos da campanha, orçamento disponível e o perfil do público-alvo. 

Apesar de ser uma opção mais econômica, a mídia orgânica não garante que as marcas tenham controle sobre o conteúdo produzido pelos influenciadores, timing de publicação e acesso aos resultados das publicações.

Quais os benefícios proporcionados pelo marketing de influência? 

Como você pôde perceber, o marketing de influência traz muitas vantagens para as organizações que desejam fortalecer sua presença digital e se conectar com o seu público. Veja alguns dos  principais benefícios dessa estratégia.  

Autenticidade e confiança

Os Influenciadores constroem relações de confiança com seu público, tornando suas recomendações mais genuínas e eficazes do que a publicidade tradicional.

Alcance direcionado

Aqui estamos falando sobre a  possibilidade de segmentar audiências específicas através de influenciadores que já possuem seguidores dentro do nicho de interesse da marca.

Engajamento elevado

Engajamento é necessário para prosperar. O conteúdo criado por influenciadores geralmente gera maior engajamento comparado a outros formatos de publicidade, pois é percebido como mais relevante e personalizado.

Custo-efetividade

Em comparação com outras estratégias de marketing, o marketing de influência pode oferecer um retorno sobre investimento (ROI) mais atraente, especialmente quando se foca em influenciadores de nicho ou micro influenciadores.

Versatilidade e inovação

O perfil colaborativo do marketing de influência permite a exploração de formatos criativos e inovadores de conteúdo, adaptando-se facilmente às mudanças de tendências e preferências do público.

Essas são apenas algumas das principais vantagens proporcionadas pelo marketing de influência, investimento que se bem feito, pode alavancar a sua presença online e o engajamento com sua audiência. 

Como praticar de forma eficaz o marketing de influência? 

Para praticar o marketing de conteúdo de uma maneira eficaz, é necessário fazer algumas algumas estratégias que irão maximizar o retorno sobre investimento, enquanto se mantém a importante perante ao seu público. Abaixo, algumas dicas que separamos. 

  • Escolha os influenciadores certos: essa é uma das dicas mais importantes. Identifique influenciadores cujos valores e público-alvo alinhem-se com a sua marca. Não se limite apenas ao número de seguidores, mas considere o engajamento e a relevância do conteúdo.
  • Defina objetivos claros: estabeleça metas específicas para sua campanha de marketing de influência, como aumentar o reconhecimento da marca, impulsionar vendas ou melhorar o engajamento com o público.
  • Desenvolva conteúdo autêntico: encoraje os influenciadores a criar conteúdo que seja verdadeiro ao seu estilo, garantindo assim que a mensagem seja recebida de maneira genuína pelo público.
  • Acompanhe e meça os resultados: utilize ferramentas de análises para fazer um monitoramento contínuo sobre as campanhas. As métricas mais importantes para avaliação são: engajamento, alcance e conversão.
  • Construa relacionamentos a longo prazo: é essencial estabelecer parcerias duradouras com influenciadores, pois relações contínuas tendem a gerar mais valor e credibilidade para a marca e o público.

Ao adotar essas práticas, sua marca pode desenvolver eficientes campanhas de marketing de influência, contribuindo para a construção de uma imagem mais forte e positiva.

Como escolher o influenciador certo?

Escolher o influenciador para a sua marca é essencial para que a campanha de marketing tenha sucesso. E para fazer uma escolha mais assertiva, preste atenção nesses pontos:

  1. Alinhamento de valores: certifique-se de que os valores e a imagem do influenciador estejam alinhados com os da sua marca. Isso garante autenticidade e ressonância com o público-alvo.
  2. Análise do público: estude o público do influenciador para garantir que coincide com seu. Dados demográficos, interesses e comportamentos são indicadores-chave a serem considerados.
  3. Engajamento: avalie o nível de interação que o influenciador tem com seus seguidores. Um alto índice de engajamento é muitas vezes mais valioso do que um grande número de seguidores.
  4. Consistência de conteúdo: revise o histórico de postagens do influenciador para verificar a consistência e qualidade do conteúdo. Isso é indicativo de sua dedicação e profissionalismo.
  5. Reputação: é crucial que você pesquise a reputação do influencer nas redes sociais. Ter relações com um influenciador de reputação duvidosa pode causar uma imagem negativa à sua marca.

Além desses pontos, o influenciador precisa ter a capacidade de criar conteúdos que se comuniquem com o público de maneira criativa e natural. Portanto, selecionar o influenciador certo exige bastante análise e atenção. 

Conheça os serviços da Approach

A imagem de sua marca é um dos bens mais preciosos, ainda mais em um mercado cada vez mais acirrado, com muitas plataformas de comunicação. Portanto, confie em quem entende do assunto e tem credibilidade, assim como a Approach, que em 25 anos de história coleciona resultados positivos no cuidado de reputação de muitas marcas. 

Somos uma agência de comunicação full service, que soma mais de 2 mil clientes atendidos ao longo de nossa trajetória. Através de toda expertise e dedicação de uma equipe altamente qualificada, trabalhamos para com as melhores estratégias para sua marca se desenvolver no mercado, fortalecendo a presença e identidade. 

A partir de uma abordagem 360º, atuamos em várias frentes na comunicação para a sua empresa atingir os melhores resultados, como: marketing de influência,  assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, consultoria em estratégia ESG, comunicação interna, cultura organizacional, publicidade e audiovisual. 

Portanto, deixe de perder tempo e conte com a Approach para maximizar o seu negócio, através de estratégias de comunicação realmente eficientes. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a alcançar outro patamar. 

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro dos conteúdos assinando nossa newsletter.